OASRN



 

Biografia João Archer




João Alexandre Cabral Archer de Carvalho nasceu no Porto em 19 de Junho de 1928.

Estuda arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), onde concluiu a licenciatura em 1953, com a classificação final de 20 valores.

Entre 1949 e 1953 trabalhou no atelier do Arquitecto João Andresen tendo, em colaboração com este, obtido o 3º prémio no concurso "Lusalite", o 3º prémio para um bairro das Caixas da Previdência na cidade da Guarda e uma menção especial no concurso para as instalações da Empresa de Pesca de Aveiro.

Em colaboração com o Arquitecto João Andresen deu o seu apoio ao movimento ODAM, tendo participado nos trabalhos da exposição realizada em 1951.

Em 15.11.53 entra oficialmente para a HED para a qual desde há algum tempo realizava trabalho, sendo o primeiro arquitecto da Empresa. O trabalho escolar e a colaboração com João Andresen constituem as bases para a elaboração do Plano Geral de Picote e das casas para o pessoal especializado. Para além do papel de coordenador do grupo de arquitectos desenvolve vários projectos ligados às construções industriais (edifícios de comando, centrais, eclusas de navegação, pórticos metálicos) em Picote, Miranda, Bemposta, Carrapatelo, Régua, etc.

Após a reforma da EDP (Junho de 1994) presta assessoria a várias empresas do grupo EDP.

A partir de 1995 é consultor, juntamente com o Arquitecto Alcino Soutinho, da CAPC, empresa de empreendimentos imobiliários.



 


Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org