Biografia Manuel Nunes de Almeida
|
Manuel Carlos Duarte Silva Nunes de Almeida nasceu no Porto em 9 de Dezembro de 1924.
Estuda arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) onde frequentou o Curso Especial de Arquitectura durante os anos de 1944 e 1950 e posteriormente conclui o Curso Superior no ano lectivo 1952-53.
Em Agosto de 1954 entra como arquitecto na Hidro Eléctrica do Douro e o projecto da Capela do novo núcleo urbano do Barrocal do Douro, em Picote, constitui o trabalho de CODA (Concurso para a Obtenção do Diploma de Arquitecto) que apresenta em 1958 com o resultado de 19 valores.
Com a entrada na empresa, no âmbito da investigação na fase dos projectos de construção das habitações para os novos núcleos urbanos das centrais hidroeléctricas, faz uma série de viagens que o levam à Inglaterra, Holanda e a França.
Durante os anos 60, dados os seus conhecimentos e capacidade crítica adquirida no campo artístico, é chamado a fazer parte do Júri para a selecção de exposições na Cooperativa ÁRVORE e posteriormente, entre 1991 e 1992, colabora com a Fundação de Serralves, chegando a fazer parte da Comissão para aquisição do acervo do Museu de Arte Contemporânea no período compreendido entre 1993 e 1998.
Entre 1954 e 1968 participa, colectivamente e como responsável por alguns projectos, no Gabinete de Arquitectura da Hidro Eléctrica do Douro. São os anos da construção das centrais do Douro Internacional (Picote, Miranda e Bemposta) e o início das do Douro Nacional. Durante este período, para além de ter colaborado em quase todos os projectos, é responsável por uma série de obras, das quais se recordam a Capela, as casas dos engenheiros, o centro comercial e a escola de Picote.
|
|

|
|
|