OASRN



 

Alexandre Alves Costa




Nasce a 2 de Fevereiro de 1939 na cidade do Porto.

Estágio no Laboratório de Engenharia Civil com Nuno Portas.
Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1966.

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Professor Catedrático Convidado no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Abordando temas relacionados com o ensino ou de crítica e história da arquitectura, tem participado em cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro.

Tem bibliografia publicada, sobretudo em revistas da especialidade, parcialmente recolhida, com alguns inéditos, em três volumes:
Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos, FAUP publicações, 2ª edição, Porto, 2007;
Candidatura ao Prémio Jean Tschumi, Ordem dos Arquitectos, Lisboa, 2005;
Textos Datados, e/d/arq, Coimbra, 2007.

Membro do Conselho Editorial do "Boletim" da Universidade do Porto, da Revista "Monumentos" iniciada na Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e agora IRUH e do "Jornal dos Arquitectos" (n.º 195 a 217 e a partir do nº 233) da Ordem dos Arquitectos.

Exerce a profissão liberal, em co-autoria com Sérgio Fernandez, desde 1970, com obra construída, quase totalmente publicada de que se destacam os seguintes prémios:

Prémios Nacionais de Arquitectura, "Edifício Isolado", AAP 1993, Menção Honrosa atribuída à Casa Ricardo Pais, Moledo do Minho, 1990.
Prémio de Arquitectura SK-Indagra 93, A pedra na Arquitectura, Menção Honrosa atribuída à Escola Pré-Primária, Moledo do Minho, 1990.
Prémio AICA/AM 2008 (Associação internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, Coimbra 2009, com Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Finalista no Prémio Enor/Arquitectura, Vigo 2009.

Agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada por Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, em 18 de Janeiro de 2006.



 


Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org