OASRN



 

Paulo Martins Barata




Paulo Martins Barata nasceu em Lisboa em 1965. Arquitecto pela FAUTL, Doutorado em arquitectura pelo Instituto Politécnico Federal de Zurique (ETH), e MBA pela Universidade de Edinburgo.

Trabalhou em diversos ateliers na Finlândia, EUA e Portugal, e é desde 1989 sócio do PROMONTÓRIO ARQUITECTOS, em Lisboa. Fulbright Visiting Scholar da Universidade de Columbia, Nova Iorque, em 1997. Autor de Álvaro Siza 1954-1976 (Blau GG: Lisboa, 1998), e Museu de Serralves (White & Blue: Lisbon, 2001), publicou diversos ensaios sobre teoria e crítica de arquitectura, incluindo o jornal Expresso, e as revistas Lotus (Milão), Prototypo (Lisboa), Egoísta (Lisboa), Techniques & Architecture (Paris), A T (Victoria), Architecture Research Quarterly (Cambridge University Press) e a Daidalos, Architektur, Kunst und Kultur (Berlim), nesta última Membro do Conselho Editorial.

Foi Cass Gilbert Visiting Faculty da Universidade do Minnesota e Visiting Critic da Universidade do Texas em Austin, ambas nos EUA, e Comissário Científico do Prototypo Seminar in Architecture, realizado sob os auspícios da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, e da Conferência Internacional da 1ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, em 2008. Foi também comissário do seminário MINA DURA, pela Ordem dos Arquitectos e Presidente do Júri do Prémio SECIL Universidades 2004, e Membro do Júri do Prémio VIZAR da Bulgária 2005. É também Membro do Conselho Directivo Nacional (CDN) da Ordem dos Arquitectos Portugueses.

Desde 2003, Martins Barata é Membro do Parlamento Cultural Europeu.



 


Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org