OASRN



 

Na Superfície

submissão de resumos/comunicações para Workshop de fotografia e arquitectura
até 19 de Abril de 2010

n a s u p e r f i c i e . u p . p t

O Workshop A Periferia Do Centro - Álvares Cabral / Campanhã contempla uma vertente relativa à divulgação da investigação de carácter teórico, considerando um espaço próprio para a exposição de comunicações que ocorrerão em diferentes momentos ao longo do desenvolvimento dos trabalhos.

Estas comunicações congregam um duplo interesse ao, por um lado, fazer uma síntese das problemáticas inerentes ao tema geral, contextualizadas e a explorar pelos participantes nos dois casos particulares, e, por outro lado, introduzir novas formas de entender e intervir neste tipo de espaços urbanos.

O objectivo é acolher, apresentar e divulgar as comunicações que assegurem, com inovação, o melhor equilíbrio entre o debate teórico associado aos temas da reabilitação urbana, e as estratégias concretas de intervenção em contextos urbanos consolidados.

Pretende-se que as comunicações apresentadas no âmbito do workshop sejam publicadas no âmbito do Catálogo a editar até Setembro de 2010, uma vez aceites na sua versão final pela Comissão Científica.


TEMAS DAS COMUNICAÇÕES

As comunicações deverão permitir a reflexão sobre o tema geral da reabilitação urbana e patrimonial, numa óptica de análise que considera a intervenção nos conjuntos edificados e espaços, públicos e privados, envolventes e não no edifício isolado.

As várias questões susceptíveis de serem abordadas no âmbito do tema geral deverão, simultaneamente, ser apresentadas de modo objectivo e esclarecedor, uma vez que se pretende que contribuam para o suporte teórico e conceptual do workshop de fotografia. As propostas apresentadas devem facilitar a leitura dos espaços concretos ainda que estas possam ser compreendidas de formas diversas e perceptíveis de modos análogos e/ou divergentes nos dois espaços da cidade do Porto sobre os quais decorre a reflexão prática.


TEMA A

INTERVENÇÃO EM QUARTEIRÕES ESTABILIZADOS - ÁLVARES CABRAL

A Rua de Álvares Cabral surge na sequência de uma iniciativa imobiliária privada que se concretizou através de um verdadeiro projecto de loteamento: a definição de um arruamento e a divisão das suas frentes em lotes. A Sul prevalecem, até hoje, os lotes maiores, o que contribui para a existência de um interior de quarteirão particularmente profundo. Estas circunstâncias definem um enquadramento muito interessante e com um enorme potencial de qualificação.

O eixo urbano e o interior de quarteirão que se propõem para estudo encontram-se numa rótula entre as duas centralidades terciárias da cidade do Porto (a Baixa e a Boavista). No entanto, esta posição claramente privilegiada e com um enorme potencial de futuro, bem como o estado de abandono parcial a que esta zona da cidade foi votada é, paradoxalmente, apreendida pelos cidadãos como área ‘periférica’.


TEMA B

INTERVENÇÃO EM EXPANSÕES PERIFÉRICAS / CENTRALIDADES EMERGENTES - CAMPANHÃ

Campanhã surge na sequência da construção da Estação de caminho-de-ferro do Porto, na sequência da concretização do primeiro atravessamento ferroviário do rio Douro que tornaria possível a ligação por comboio entre Lisboa e Porto. Este equipamento, ao implantar-se numa área periférica, a Oriente da cidade existente, e num contexto ao mesmo tempo rural e industrial, não proporcionou, no entanto, o desenvolvimento e a consolidação de uma malha urbana clara. O efeito da chegada do comboio ao Porto foi diferido para S. Bento onde um novo centro estava então a tomar forma.

A linha férrea estabelece um corte no território existente a Poente e a Nascente da Estação. A Poente, os restos da ocupação industrial, armazéns, velhas ilhas e novas ruas. A Nascente, uma escarpa íngreme onde recentemente se instalou outro corredor infraestrutural – a auto-estrada e acessos à ponte do Freixo, à VCI, à Circunvalação, à marginal do Douro e ao IC29.

O tema que se propõe para estudo é o de questionar o potencial destes cortes infraestruturais, neste caso acentuados e dramatizados pela topografia do terreno. Mais do que rupturas morfológicas, existem também rupturas da própria ideia de cidade: uma que se faz por contiguidade, proximidade e aglomeração; outra que é um território relacional, de movimentos velozes e espaços descontínuos.


COMISSÃO CIENTÍFICA

Manuel Fernandes de Sá
Álvaro Domingues
José Miguel Rodrigues
Nuno Grande


PROCEDIMENTOS RELATIVAMENTE AOS RESUMOS

Os resumos submetidos e que estiverem de acordo com as normas propostas serão encaminhados para os membros da Comissão Científica, para esta apreciar e emitir um parecer. Após a apreciação, a Comissão Científica poderá deliberar:

a) aceitação para comunicação e publicação;

b) aceitação para publicação;

c) não aceitação.

A Comissão Científica procurará incentivar e valorizar a originalidade e a consistência dos trabalhos. Será tida em considerada a capacidade dos autores para organizarem a sua proposta de maneira clara, referenciada, crítica e consequente. Os critérios de selecção dos trabalhos apoiar-se-á ainda na convergência com os temas propostos no Workshop A Periferia Do Centro - Álvares Cabral / Campanhã.


CRONOGRAMA

Envio de resumos até | 19.04.2010

Selecção de resumos até | 26.04.2010

Apresentação das comunicações |10.05.2010

Workshop A PERIFERIA DO CENTRO | 04>14.05.2010

Seminário NA SUPERFÍCIE | 05>06.05.2010


ENVIO DOS RESUMOS E ARTIGOS

A entrega de trabalhos decorre em 2 etapas (resumos e artigos para publicação), ambas com revisão pela Comissão Científica.

O envio deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE para o endereço electrónico norte41@oasrn.org e deve o remetente indicar em "Assunto":
Proposta de comunicação ao WORKSHOP A PERIFERIA DO CENTRO, no Tema [A ou B]


MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS, COMUNICAÇÕES E ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO







Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org