OASRN



 

'Denise Scott Brown talks with Gulsum Baydar'
18 de Junho 2010 | #032 em trânsito



CCVF, Guimarães
18 de Junho 2010
Sexta-feira, 18h15



A Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e a European Architectural History Network (EAHN) estão a organizar o 1st International Meeting of the EAHN, que decorrerá entre os dias 17 e 20 de Junho de 2010, no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães.

A OASRN associa-se a esta iniciativa com uma conferência ‘em trânsito’, em que a arquitecta Denise Scott Brown é entrevistada por Gülsüm Baydar."

Denise Scott Brown é uma arquitecta, urbanista e teorizadora, na escrita e no ensino, que trabalha em colaboração com o seu sócio e marido, Robert Venturi, cujos projectos e ideias produziram uma influência significativa no campo da arquitectura a partir dos anos 60, com ênfase especial na cidade Americana. Desde então, Scott Brown participou num largo espectro de trabalhos do atelier VSBA, em Filadélfia, de que é sócia fundadora, com responsabilidades de coordenação de planeamento de campus universitários, planeamento e desenho urbano.

Denise Scott Brown tem proferido inúmeras conferências e publicado o seu trabalho em revistas profissionais e académicas em todo o mundo. Foi professora de Arquitectura e Urbanismo nas Universidades de Pennsylvania, Harvard, UCLA, Berkeley ou Yale. Learning from Las Vegas (1972 com Robert Venturi e Steven Izenour) e Learning from Levittown (1970 com Robert Venturi), são talvez as publicações da sua autoria que mais influenciaram a evolução da investigação na arquitectura contemporânea, reflectindo sobre a emergente “cidade automobilizada”, a relação do social e do físico com a arquitectura e com o urbanismo, e sobre o simbolismo e comunicação na arquitectura. The View from the Campidoglio (1984 com Robert Venturi); Urban Concepts (1990); Architecture and Decorative Arts, Two Naifs in Japan (1991 com Robert Venturi); Architecture as Signs and Systems for a Mannerist Time (2004 com Robert Venturi) e Having Words (2009) são outras obras da sua autoria.

Nascida no Zimbabwe (antiga Rodésia), DSB frequentou a Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, e licenciou-se em Arquitectura pela Architectural Association, Londres. É Mestre em Arquitectura e Planeamento Urbano pela Universidade de Pennsylvania, tendo-lhe sido atribuído o doutoramento honoris causa por onze instituições.

É membro da American Academy of Arts and Sciences, da American Philosophical Society e International Fellow do Royal Institute of British Architects. De entre os prémios atribuídos destacam-se o Vilcek Prize (2007), a US National Medal of Arts (1992), a Royal Society for the Encouragement of the Arts’ Benjamin Franklin Medal (1993), o Association of Collegiate Schools of Architecture’s AIA Topaz Medallion (1996), a Comenda da Ordem de Mérito da República Italiana (1987), o Chicago Architecture Award (1987) e a Harvard's Radcliffe Institute Medal (2005).


Gülsüm Baydar é doutorada em História da Arquitectura pela University of Califórnia, Berkeley. Foi responsável pelas disciplinas de Projecto, História e Teoria na University of Califórnia, Santa Cruz (E.U.A), na National University of Singapore (Singapura), no MIT, na University of Adelaide, Austrália e na Bilkent University, Ankara (Turquia).

Actualmente é Directora do Departamento de Arquitectura da Izmir University of Economics, Turquia. A sua principal área de estudo centra-se na relação entre a arquitectura e outras disciplinas, como a psicanálise, teorias pós-coloniais e feministas, de forma a explorar as fronteiras da arquitectura.

Além de participar em várias conferências nacionais e internacionais, o seu trabalho tem sido publicado em publicações tão prestigiadas como o Assemblage, Journal of Architectural Education, Society and Space e a Signs. É co-editora de Postcolonial Space(s) (Princeton Architectural Press, 1997) e da Negotiating Domesticity (Routledge, 2005). Os seus projectos mais recentes incluem um número especial intitulado Sexualized Productions of Space, a ser preparado para uma revista internacional.

Organização: Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, European Architectural History Network
Parceria: OASRN
Patrocínio: Axa

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

A conferência será proferida em inglês, sem tradução.

Mais informações em www.eahn2010.org



Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura".

Os Certificados deverão ser levantados no final da Conferência.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Imagem: ©VSBA, Inc.






Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org