OASRN



 

Equipa 3
Michael Biberstein e Miguel Vieira Baptista
com Appleton e Domingos Arquitectos

Confrontações Criativas: designers e arquitectos @ work



João Guilherme Appleton

João Appleton, nascido em 1971, licenciou-se pela FAUTL em 1992 e obteve o grau de mestre em Sistemas Construtivos pelo IST em 2000.

Trabalha em profissão liberal desde 1995. Em 1999, com Isabel Domingos, formou a Appleton Domingos Arquitectos. Desde 1995 até 2010 a Appleton Domingos tem-se dedicado à área do projecto de arquitectura de diversos tipos de edifícios - equipamentos públicos e privados, obra nova e reabilitação, sistemas pré-fabricados de madeira.

Em 2005 publicou ‘A Reabilitação de Edifícios Gaioleiros’ (Edições Orion) e em 2009 publicou com Isabel Domingos ‘Biografia de um Pombalino’(Edições Orion).

Website: www.appletonsquare.pt




Miguel Vieira Baptista

Miguel Vieira Baptista (1968) vive e trabalha em Lisboa.

Graduação em 1990 em Design Industrial no IADE e em 1993 conclusão de Pós-Graduação em Product Design pela Glasgow School of Art.

Desde 2000 tem vindo a desenvolver vários projectos nas áreas do Design de Produto, Design Expositivo e Design de Interiores para várias empresas.

Em 2000 desenvolve para o ICEP o projecto da exposição “Home Portuguese Products” apresentado na feira de Frankfurt.

Em 2001 concebe o projecto “Voyager 01” para a ExperimentaDesign apresentada em várias cidades na Europa. Ainda no mesmo ano comissaria e concebe o projecto da exposição “Dieter Rams Haus” para a Experimentadesign e Centro Cultural de Belém apresentada em Lisboa. Em 2002 comissaria e desenha a exposição “Montra - Shopwindow” na loja Artek em Helsínquia para a Presidência da República Portuguesa.

Em 2003 projecta o camião expositivo “Voyager 03” para a bienal ExperimentaDesign apresentado em várias cidades da Europa. Ainda no mesmo ano desenvolve uma colecção de peças para exposição “MVB” apresentada na Loja da Atalaia em Lisboa.

Em 2005 desenvolve uma colecção de peças para exposição “97” organizada com Fernando Brízio apresentada pela galeria Cristina Guerra em Lisboa.

Em 2007 desenvolve o projecto de interiores, mobiliário e produtos dos apartamentos “Taylor Made” para o edifício “Loop” em construção no Porto. Ainda no mesmo ano comissaria a colecção “Lápis - Drawing Experience”, desenvolvida por 20 designers internacionais apresentada na Loja da Atalaia em Lisboa.

Entre 2002 e 2007 projecta os espaços interiores e cenográficos de 10 edições da “Lisbon Fashion Week” da ModaLisboa.

Em 2008 desenvolve o projecto de interiores para a galeria Marz, em Lisboa. Ainda no mesmo ano desenvolve a instalação “A minha cozinha em Amesterdão durante 45 dias” para a exposição “Come To My Place” da ExperimentaDesign apresentada em Amesterdão.

Em 2009 desenvolve uma colecção de peças para exposição “Sótão” organizada com Fernando Brízio apresentada na galeria Marz em Lisboa. Ainda no mesmo ano desenvolve o projecto da exposição “Timeless” para a ExperimentaDesign apresentada no Museu do Oriente.

Desde 2000 que lecciona no curso de Design Industrial na ESAD.CR das Caldas da Rainha. Desde 2007 lecciona igualmente no curso Design de Ambientes da mesma escola.

As suas obras integraram exposições em Amesterdão, Barcelona, Berlim, Frankfurt, Helsínquia, Lisboa, Londres, Madrid, Milão, Paris, Porto e Tóquio.

Algumas das suas obras integraram a colecção permanente do MUDE, Museu do Design e da Moda de Lisboa.

Website: www.mvbfactory.com








 


Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org