OASRN



 

Arquitecta Marta Pedro vence a 6ª edição
Prémio Fernando Távora



O Vencedor da 6ª edição do Prémio Fernando Távora, foi anunciado no dia 4 de Abril, 2ª feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

O Júri, constituído pelo arquitecto João Mendes Ribeiro (em representação da Casa da Arquitectura), que presidiu ao júri, o cineasta Manoel de Oliveira, arquitecto Luis Mansilla, António Magalhães Basto (em representação da família do Arquitecto Fernando Távora) e, ainda, arquitecta Margarida Vagos Gomes (em representação da OASRN), deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio Fernando Távora à proposta "A Song to Heaven ou o Japão Sublime em Frank Lloyd Wright: da viagem de 1905 ao Legado na Arquitectura Moderna Japonesa", da arquitecta Marta Pedro.

Marta Pedro propõe uma viagem de investigação aos edifícios e lugares de maior relevância para o estudo da obra e legado de Frank Lloyd Wright no Japão. A viagem desenvolver-se-á em três momentos: "Japão seminal. Arquitectura tradicional japonesa revisitada"; "A obra de Wright no Japão. Edifícios construídos e lugares de projecto" e "A perpetuação do espírito de Wright: legado e construção da arquitectura moderna japonesa".

"A influência que o Japão e em particular a sua arte, estética e espiritualidade, exerceram na obra de Frank Lloyd Wright, é amplamente reconhecida e elogiada pelo arquitecto. Num fascínio iniciado pelas gravuras Ukiyo-e, de que era ávido coleccionador, a primeira viagem que faz fora dos Estados Unidos é rumo ao Japão, em 1905. Simbolicamente Wright volta as costas aos revivalismos dos modelos da Antiguidade clássica que iam sendo adoptados pela América, procurando na estética do Japão tradicional a confirmação de valores orgânicos.

Ao Japão e à arquitectura japonesa, porque em tudo neles encontra o ideal orgânico que buscava, escreve uma ode a que chama A Song to Heaven, enaltecendo a sublime qualidade de usarem arte e ciência em uníssono, revelando a beleza da unidade entre humanidade e natureza.

Durante o tempo que vive em Tóquio desenha cerca de doze edifícios, construindo o Hotel Imperial referência maior e obra redenção (heróica) da sua carreira, mas deixa um legado ainda mais significativo: os ensinamentos de Frank Lloyd Wright levaram o Japão a uma tomada de consciência inédita da necessidade preservação do seu património arquitectónico e do seu capital de técnicas de tradição ancestral, que tendiam a ser sacrificadas na busca da modernização."
Excerto da proposta de viagem

O Júri "enalteceu o número e a qualidade da generalidade das propostas concorrentes, pelo potencial que encerram como propostas de investigação no âmbito da arquitectura, reconhecendo que o trabalho seleccionado e premiado nesta 6.ª Edição do Prémio Távora se distingue por evidenciar, tal como na obra de Fernando Távora, a síntese (possível) entre tradição e modernidade, através da leitura da obra de Frank Lloyd Wrigth no Japão. Esta viagem transcende o tempo e o espaço para nos propor uma dimensão híbrida entre a arquitectura tradicional japonesa e a história da arquitectura moderna, traduzida de forma clara na arquitectura intemporal de Frank Lloyd Wright. O rigor e a qualidade desta viagem são alicerçados num conhecimento aprofundado da cultura, história e domínio da língua japonesa, proporcionados pela vivência e trabalho neste país".
Excerto da Acta do Júri

Esta Cerimónia contou com a conferência Un Paseo por la Mirada, pelo arq. Luis Mansilla (Mansilla Tuñón arquitectos).

A OASRN recebeu 36 candidaturas à 6ª edição do Prémio Fernando Távora, o número mais elevado desde a sua criação. O prazo de entrega de candidaturas terminou a 7 de Fevereiro de 2011.

A Conferência do Vencedor, Anúncio público da constituição do Júri e abertura da 7ª edição do Prémio decorrerá a 3 de Outubro de 2011, Dia Mundial da Arquitectura.

Mais informações em> www.oasrn.org > Prémio Fernando Távora.



Imagens (de cima para baixo):
Biblioteca do Templo Chion-in, Kyoto, Fotografia tirada por Frank Lloyd Wright incluída no álbum de 1905, que documenta a sua primeira viagem ao Japão © Frank Lloyd Wright, cortesia FLWA
Vista aérea do Hotel Imperial de Tóquio, Frank Lloyd Wright, 1960 © cortesia FLWA
Casa Yamamura, em Ashiya, (projecto.1918), 1924 © cortesia FLWA






Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org