'As construções do Vinho' | Exposição de Arquitectura
até 17 de Julho de 2011
Edifício da Alfândega, Porto
|
Integrada no 34º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e Assembleia Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho - OIV, o Edifício da Alfândega, no Porto, acolhe a exposição de arquitectura "As Construções do Vinho", organizada pela Um Porto para o Mundo - Associação para o Congresso OIV 2011, com comissariado dos arquitectos João Pedro Serôdio e Nuno Brandão Costa da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP. A exposição integra as Comemorações do Centenário da Universidade do Porto. A entrada é livre.
A exposição reúne uma selecção de dez sítios e edifícios: Palácio da Brejoeira, Quinta do Portal, Adega Niepoort – Quinta de Nápoles, Quinta do Vallado, Caves de Gaia, Palácio do Bussaco, Adega Casa de Sarmento, Herdade do Esporão, Adega Mayor, Curraletas no Pico nos Açores.
Como apontam os comissários "a exposição pretende retratar, de modo expressivo e simbólico, a grande vocação geográfica, paisagística e ambiental do nosso território para a produção de vinho de alta qualidade, em comunhão absoluta com a qualidade dos equipamentos arquitectónicos que vêm servindo esta indústria. Este retrato pretende abranger todo o território nacional e as diferentes épocas ao longo da história, representados nos diversos edifícios expostos, que se vão sucedendo em diversos estilos e tempos (do vernacular, passando pelo barroco, ao contemporâneo)."
A montagem propõe um objecto estrutural de grandes dimensões que, por uma sucessão de espaços em nicho, construídos em alvenaria de bloco cortiça (evocação dos muros dos socalcos), vai retratando em fotografias de grande formato, da autoria do fotógrafo Luís Ferreira Alves, iluminadas em caixa de luz contínua, 10 sítios e edifícios representativos do tema. Constrói‑se um ambiente em panorama, visualizando os espaços que acolhem ao longo do território a produção de vinho nacional. Esta sucessão imagética complementa‑se por uma série de pequenos filmes em excerto, realizados pela arquitecta Cláudia Clemente, que completam a informação atribuída aos locais pelas fotografias, proporcionando outra visão interpretativa dos mesmos espaços e tempos.
Esta exposição possibilita a articulação de obras de autor com factos notáveis, associados a valores da paisagem e inovações no fabrico e armazenagem do vinho, e aborda também a temática através da finalidade ou da tipologia.
Das mais significativas “Construções do Vinho” como a do Douro Histórico, a do Douro dos patamares ou a dos currais ou curraletas no Pico nos Açores, as caves de Gaia e a sua estrutura urbana ímpar, passando pelos exemplos imponentes do Palácio do Buçaco e da Brejoeira que caracterizam a importância da produção vitivinícola, e a sua presença no tempo e na história do nosso país, até aos edifícios contemporâneos expostos que centram-se na absoluta relação entre a obra e o território, a exposição reflecte o ponto inovador deste congresso ao promover um espaço de reflexão e discussão crítica, através da introdução da especificidade arquitectónica no debate sobre o sector da Vinha e do Vinho.
Com a exposição, é lançado um catálogo com textos de Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Francisco Vieira de Campos, autores de alguns dos projectos, e dos comissários João Pedro Serôdio e Nuno Brandão Costa.
A mostra está patente no Edifício da Alfândega, Porto, de 20 de Junho a 17 de Julho, de Terça a Sexta das 10h00 às 18h00, Sábado, Domingos e feriados das 15h00 às 19h00 (entrada gratuita).
O 34º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e a Assembleia Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho - OIV, que decorreu de 20 a 27 de Junho de 2011, contou, pela primeira vez, e através da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte, OASRN, com a criação de um espaço de reflexão e discussão crítica, através da introdução da especificidade arquitectónica nos temas do evento (a construção de um vinho, as construções para o vinho, a construção das cidades do vinho, a construção dos mercados do vinho).
Mais informações em www.oiv2011.pt
|
|
|
|
|