Arquitecto Paulo Moreira vence 7ª edição
Prémio Fernando Távora
|
Salão Nobre da C. M. Matosinhos
02 de Abril de 2012
Segunda-feira, 22h00
Foi anunciado no dia 2 de Abril de 2012, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o Vencedor da 7ª edição do Prémio Fernando Távora: arquitecto Paulo Moreira, com a proposta Exploratório Urbano da Chicala: Um percurso alternativo pela topografia pós-colonial de Luanda, Angola.
Esta Cerimónia contou com a conferência “Himalayan Express: a pedagogia da viagem”, apresentada pelo Arquitecto Walter Rossa, seguida de um comentário pelo Historiador José Mattoso.
O Júri da 7ª edição, presidido pelo Historiador José Mattoso e constituído pelo Engenheiro António Ferrão (em representação da família de Fernando Távora), pelos Arquitectos Walter Rossa, Ricardo Vieira de Melo (em representação da Casa da Arquitectura) e Nuno Grande (em representação da OASRN), consideraram que a proposta vencedora “se distingue por recuperar a importância da função social do arquitecto, num ambiente urbano pós-colonial, tendo a cidade de Luanda como destino de viagem e reflexão”.
“Este papel do arquitecto, suscitado e experienciado nas décadas de 1960 e 1970, em diversas partes do mundo, teve um especial reflexo na prática da “Escola do Porto”, através do contributo, entre outros, de Fernando Távora, no levantamento das más condições de vida da Área Urbana da Ribeira-Barredo, e depois das chamadas “ilhas do Porto”, um conhecimento directo que informou ainda o Processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local)”.
Para o Júri, a proposta de Paulo Moreira “prolonga, para um novo contexto geográfico, e para uma nova realidade social, esse papel pró-activo do arquitecto na procura de um envolvimento, através da organização de um workshop amplamente participado, da população autóctone, assim como das instituições e dos cursos de arquitectura locais, no sentido de valorizar alguns aspectos do tecido do “musseque” de Chicala enquanto parte integrante da história da construção de Luanda.
O carácter laboratorial da viagem permitirá, na visão do júri, chamar a atenção para uma realidade urbana global, particularmente comum a tantos outros países de miscigenação cultural semelhante, procurando assinalá-la enquanto fenómeno contemporâneo”.
Excerto da acta do Júri.
Links:
http://vimeo.com
www.paulomoreira.net
'Notes on a research trip to Luanda, Angola'
Artigo da autoria de Paulo Moreira (originalmente publicado em 2011 e actualizado com imagens da actual viagem a Angola)
www.demagazine.co.uk
Mais informações em> www.oasrn.org > Prémio Fernando Távora.
O Prémio Fernando Távora é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Associação Casa da Arquitectura (ACA), contando ainda com o patrocínio da AXA.
A 1 de Outubro de 2012, Dia Mundial da Arquitectura, o Vencedor apresentará uma conferência sobre a viagem realizada no âmbito deste Prémio. Este momento assinala também a abertura oficial da 8ª edição do Prémio, sendo publicamente divulgados os novos elementos do Júri.
Imagens (de cima para baixo):
Trabalho de campo na Chicala © UAN ULA LMU
Entre a Chicala 2 e 3 © Paulino Damiao
Planta da Chicala © Paulo Moreira
Paulo Moreira © DR
|

|

|
|
|