OASRN



 

Eduardo Leira ∙ Francesco Indovina: ' Discursos sobre a Cidade Contemporânea '| Conferência em trânsito #041
20 de Maio de 2012, Domingo, 18h30
21 de Maio de 2012, 2ª feira, 18h30


..................................................................................................................................................
Evento na página oficial da OASRN no Facebook
..................................................................................................................................................




Eduardo Leira [ES]
"Proyectos Urbanos con responsabilidad estructural"

Porto, 20 de Maio de 2012
Domingo, 18h30
Casa da Música – Sala 2
Bilhete: 4,00 euros ∙ Local de venda: Casa da Música, a partir do dia 1 de Maio


Francesco Indovina [IT]
"Dalla città diffusa alla metropoli territoriale"

Porto, 21 de Maio de 2012
Segunda-feira, 18h30
FAUP – Auditório Fernando Távora
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.


A presença no Norte de Portugal de dois dos mais importantes urbanistas e pensadores sobre a condição contemporânea da cidade, a partir da tradição do Sul da Europa, por ocasião de um colóquio internacional dedicado à obra de Nuno Portas, seu parceiro de percurso, é o pretexto para trazer ao Porto Eduardo Leira e Francesco Indovina, e alargar o programa “Em Trânsito” ao tema da cidade contemporânea, contribuindo para que os arquitectos estejam mais presentes no desenho do território, da cidade e do espaço público, bem como mais activos na participação cívica. Não sendo um exclusivo dos arquitectos, a cidade é, antes, um espaço onde, no testemunho de Indovina, “o homem se desenvolveu, onde o homem criou as artes, a técnica, a cultura, e por isso é interessante ocuparmo-nos desta ‘entidade’ que se transforma continuamente, e que, transformando-se, transforma também as exigências do homem, num circuito sempre complexo, pelo que a cidade não é nunca ‘estável’. A cidade posiciona-se sempre numa espécie de ‘devir’, e portanto, governar a cidade significa ocupar-se do homem”. É por isso também fundamental o desenvolvimento e o fortalecimento de uma sensibilidade ao espaço arquitectónico e urbano por parte dos cidadãos, a quem estas conferências são igualmente destinadas.

O discurso sobre a cidade contemporânea nos últimos 40 anos contou com estes dois autores, nascidos na 1ª metade do Século XX, como protagonistas chave. Se Leira teve um percurso assente na articulação entre reflexão, plano e projecto, investindo mais no suporte do atelier para tal, com uma carteira de importantes projectos urbanos de Madrid à China, passando por Lisboa (Alto do Lumiar) e pela Área Metropolitana do Porto (VL3 ou interface do Metro com IC2, em Gaia), Angola, Colômbia, ou o Brasil; Indovina fez o seu pêndulo oscilar mais entre análise, reflexão e política, no sentido da governação da cidade, tendo partilhado uma carreira académica com um empenho cívico, incluindo a participação no Consiglio Comunale de Veneza. Do seu trabalho de investigação ressalta a publicação do trabalho “La Città Diffusa”, em 1990, - termo cunhado por si para descrever a urbanização do Noroeste de Itália, e que, mais tarde, passou a identificar a dispersão urbana contemporânea -, o projecto expositivo (em parceria com Nuno Portas e Antonio Font) “L’esplosione della Città” para a Triennale di Milano, em 2004, ou “Governare la città com l’urbanistica” do mesmo ano.

Leira promove um urbanismo assente na ideia de Grande Escala, como motor da qualificação urbana de novas áreas, assente em Parcerias Público Privadas, com controlo público sobre a encomenda, e a sua conferência será uma oportunidade para fazer um ponto de situação desta estratégia, em confronto com o momento de austeridade, e retracção pública e privada.

O trabalho de Indovina na investigação da urbanização do território disperso, e na sua governação, uma nova condição urbana, num contexto difuso que caracteriza também o Noroeste peninsular - não estaremos perante uma crise da condição urbana, apenas perante o seu afirmar-se perante uma condição físico-morfológica diferente - tem particular pertinência num momento em que, ao apontarmos as baterias para a reabilitação urbana, é preciso não perder de vista a dimensão territorial desta estratégia – há mais reabilitação para além do centro histórico.


Eduardo Leira (Madrid, 1944)
Quatro vezes Prémio Nacional de Urbanismo de Espanha, autor do primeiro Plano Director Geral da capital espanhola (1985), é um dos mais importantes urbanistas espanhóis. Desenvolveu Planos de ordenamento específico do território de carácter estratégico para cidades em Espanha, Rússia, Colômbia, China e Portugal. Além da actividade docente, Leira tem desenvolvido importantes estudos de investigação e teorização sobre planeamento urbano e territorial, sendo sócio fundador da empresa de Arquitectura e Urbanismo "i3 consultores".

Mais informações www.i3consultores.com

Francesco Indovina (Sicília, 1933)
Ensina Análise Territorial e Planificação na Universidade IUAV, em Veneza e na Faculdade de Arquitectura de Alghero. Desde sempre promotor de uma aproximação interdisciplinar aos estudos da cidade e do território, conjugado com um sólido empenho cívico. É autor de numerosos volumes e ensaios, e director das revistas “Archivio di Studi Urnbani e Regionali” (ASUR), de que foi co-fundador, e “Economia Urbana – Oltre il Ponte”.



Apresentação dos conferencistas por Nuno Portas.

As conferências serão proferidas em espanhol e italiano, sem tradução.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, cada conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Organização: OASRN
Parceria: Faup; Casa da Música
Patrocínio: AXA
Design: R2 Design


Fundador Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal

Fundador Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas

Fundador Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi


 


Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org