OASRN



 

em trânsito #042 - Battle of Ideas | Debate
2 de Outubro'12, 3ª feira, 21h30

....................................................................................
Evento na página oficial da OASRN no Facebook
....................................................................................

em trânsito #042 - Battle of Ideas | Debate
From Renaissance to Shrinkage: What future for the European city?
2 de Outubro de 2012
Terça-feira, 21h30
Plano B, Porto


Em Trânsito recebe, pela primeira vez no Porto, uma edição satélite do programa internacional ’Battle of Ideas’, organizado pelo ‘Institute of Ideas’ (UK). Esta sessão pretende debater o futuro da cidade europeia, focando a cidade do Porto em particular.


Na actual ‘Idade Urbana’, um milhão de migrantes por semana alimentam o crescimento dinâmico dos centros urbanos na Ásia e em África. Por contraste, a discussão numa Europa largamente pós-industrial deslocou-se do tema do ‘Renascimento Urbano’ para o tema da própria sobrevivência das cidades. Contra um pano de fundo de abrandamento económico, o relatório sobre o estado das cidades europeias que monitorizou 258 cidades na União Europeia, mostra um terço em estagnação e outro terço com um declínio populacional significativo. Nas cidades em retrocesso, a probabilidade de partir é maior na população mais jovem. No Porto, numa única década, mais de 30% da população abandonou a cidade. A par desta realidade demográfica e económica, receios de prejuízo ambiental, bem-estar e fragmentação social, alimentam uma ambivalência cultural sobre as cidades. A revista de arquitectura A10 anuncia que a cidade europeia ‘atingiu o seu limite superior’, e sugere substituir o paradigma de ‘crescimento equivale a progresso’ por uma aproximação assente na identificação ‘das vantagens do encolhimento e imutabilidade’.

O programa da London School of Economics (LSE) promove a ‘sustentabilidade social’, acentuando o investimento responsável e as responsabilidades empresariais dos promotores. Arrebita! Porto também enfatiza o papel da iniciativa social. A World Future Council Foundation argumenta que a desindustrialização, as infra-estruturas envelhecidas e propriedades em ruína ou decadência requerem uma mudança de atitude de regeneração urbana – que dá resposta ao bem-estar social, económico e físico/patrimonial – para eco-regeneração – por exemplo, através de programas financiados pela UE de água e saneamento, transportes de baixa emissão de carbono e energia renováveis. Mas a ideia da ‘cidade sustentável’ que dominou as iniciativas de regeneração nos últimos 20 anos será, de facto, a resposta?

Como é que os centros urbanos podem recuperar um sentido de dinamismo? Dada a realidade dos ciclos económicos e dos movimentos populacionais, não será tempo de admitir que planear o encolhimento pode ser tão criativo como planear o crescimento? Com cidades a emergir a Oriente a assumir o manto do dinamismo económico, devem as cidades Europeias seguir o ‘modelo’ alternativo, baseado na identidade cultural e na memória urbana? Ou o enfoque na preservação e no património arrisca fossilizar as cidades e torná-las peças de museu? O papel da arquitectura e do design, como ponto de partida para a inovação e regeneração, terá sido exagerado de alguma maneira? Resumindo, como é que se pode maximizar as novas oportunidades e concretizar o progresso social?

Participam: Alastair Donald, Future Cities Project (UK) ∙ Nuno Grande, Pelouro da Cultura OASRN ∙ José Paixão, ArrebitaPorto ∙ Will Hunter, Architecture Review (UK) ∙ Luís Tavares Pereira, comissário do ciclo ‘em trânsito’ ∙ Moderadora/Chair: Claire Fox, Institute of Ideas (UK)

Mais informações em www.battleofideas.org.uk

Intervenção de Alastair Donald em britishcouncil.org



Bilhete: 4,00 euros
Local de venda: Secretaria da OASRN (2ª a 6ª feira, das 10h00 às 18h00) e Plano B (no próprio dia, a partir das 21h15)

O debate decorrerá em inglês, sem tradução.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, este debate equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Organização: OASRN; Institute of Ideas
Apoio: British Council
Parceria: Plano B
Patrocínio:AXA
Design: R2 Design


Fundador Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal

Fundador Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas

Fundador Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi






15.Dezembro.2017
Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org