OASRN



 

Actos (Im)próprios - saídas criativas em Arquitectura
11 de Outubro'12, 5ª feira, 21h30



11 de Outubro de 2012
Quinta-feira, 21h30
Cinema Passos Manuel, Porto


Actos (im)próprios pretende divulgar o trabalho desenvolvido por arquitectos que, a partir da sua percepção e prática profissional, cruzam e estendem o seu know-how com outras áreas alternativas, quer por opção profissional, quer como actividade complementar à arquitectura. Para este Ciclo foram convidados arquitectos que desenvolvem trabalho nas seguintes áreas: fotografia, edição, vídeo, investigação, performance arquitectura, formação/ serviço educativo.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.


Programa:

Amélia Brandão Costa, Rodrigo da Costa Lima | Index Newspaper
Index Newspaper é uma revista de Arquitectura impressa em papel de jornal. É uma publicação quadrimestral de edição bilingue, inglês e português, com distribuição internacional. O editorial contém uma entrevista, uma visita a um escritório, projectos e obras, e ensaios. A capa contempla um “artwork” realizado por um artista convidado. Para os editores, "Index is the finest newspaper".

Amélia Brandão Costa (1980, Porto) é licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (ULP). Frequentou a Universidade Staatliche der Bildenden Kunst em Estugarda e a Domus Academy em Milão. Antes de estabelecer o atelier Brandão & Costa Lima, colaborou com os ateliers Serôdio & Furtado e Herzog & de Meuron. É também correspondente da revista suíça Faces e directora do Index Newspaper.
Rodrigo da Costa Lima (1980, Porto) é licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (ULP). Antes de estabelecer o atelier Brandão & Costa Lima, colaborou com os ateliers Serôdio & Furtado e Herzog & de Meuron. É também director do Index Newspaper.

www.indexnewspaper.info


André Tavares | Dafne Editora
André Tavares (1976, Porto), arquitecto, é autor de vários livros e escreve com regularidade sobre arquitectura. Foi professor convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2008-2011) e actualmente é bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É coordenador editorial na Dafne Editora.

www.dafne.com.pt


André Vasconcelos
André Castro Vasconcelos (1979, Porto) é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). De diferentes formas e em diferentes contextos, propõe projectar e construir usando materiais distintos da construção corrente como roupa ou cordões. O trabalho que tem vindo a desenvolver conta até à data com 4 apresentações públicas: Bienal de Cerveira 2011 (Abóbada de 84 camisas), Manobras no Porto 2011 (Estendal de 144 camisas e 6 calças), Performance Architecture - Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 (Construction with clothes), Manobras no Porto 2012 (Fios).


António Feio, Joana Lima | Fortifeio S. P.O.T.
António Feio (1975), arquitecto pela FAUP (último ano na EPFL na Suíça, 1999). Estagiou e colaborou até 2004 com o gabinete Paula Santos – Arquitectura, Lda. Realizou vários projectos e concursos, no grupo de trabalho “4Q-Studio” e, desde 2003, sob a marca “fortifeio ...arquitectura e derivados”. O interesse pelas relações entre ecologia e construção conduziram ao projecto de douramento/investigação: “arquitectura sustentável e eco-turismo na região do Alto-Douro”, a desenvolver desde 2009 no IST-UTL.

Joana Lima (1978), arquitecta pela ULP (2001). Em 2004 termina Mestrado em Restauração de Monumentos, na U. Politécnica da Catalunha, em Barcelona. Em 2006 trabalhou no gabinete Kury Staehelin Architects, em Delèmont, Suíça, com bolsa Eurodisseia. Exerceu arquitectura em diversos gabinetes em Barcelona. Volta para o Porto (2009), onde se associa à S.P.O.T. e desenvolve trabalhos de produção cultural, paralelamente à prática da arquitectura.

A organização dos workshops “Mão na Massa” surge da vontade comum de partilhar e recuperar conhecimentos e técnicas de trabalho feito à mão, em interacção directa com utensílios e ferramentas específicas. A ambição é recuperar conhecimento, tradição e domínio de ferramentas que permitem executar técnicas construtivas em “vias de extinção”.


www.fortifeio.pt
www.thisisthespot.eu


Diogo Aguiar, João Jesus, Teresa Otto | Like Architects
Experimental e provocatório, o colectivo LIKEarchitects é actualmente formado pelos arquitectos Diogo Aguiar (1983, Porto; licenciado pela FAUP), João Jesus (1983, França; licenciado pela FAUP) e Teresa Otto (1983, Porto; licenciado pela FAUP).

As intervenções efémeras que propõe atentam à conjuntura socioeconómica e pretendem dinamizar lugares envolvendo a comunidade na participação crítica do espaço urbano.

likearchitects.com


Francisco Spratley, Solange Espoille | Arquikids
Arquitecto (1977, Porto). Termina o curso de Arquitectura na Universidade Lusíada do Porto (ULP). Realizou o estágio no estúdio RCR Aranda Pigem Vilalta Arquitectes com uma bolsa Leonardo da Vinci. Trabalhou neste estúdio quatro anos, tendo participado em diferentes projectos. Realiza, em 2005, um master de Arte, Arquitectura e Espaços Efémeros, na Universitat Politécnica de Catalunya em Barcelona.

Desde então, trabalha como freelance em diferentes projectos de arquitectura, exposições e cenografias e colabora também na empresa Arquikids, na realização de workshops de arquitectura educativa para crianças.

Solange Espoille (1973), Arquitecta. Fundadora de Arquikids, plataforma que oferece workshops e programas educativos relacionados com a arquitectura e crianças. Foi convidada para ser membro da UIA-Architecture & Children group. Participou no workshop ‘Ética e Estética’ da Escola Reggianas (Itália), Rosa Sensat. Participou também em vários workshops e conferências na área da arquitectura educativa, oferecendo palestras em diferentes cidades europeias. O seu trabalho desenvolve e promove acções de educação arquitectónica, organização de eventos, seminários e workshops para crianças e educadores.

arquikids.com


José Pedro Sousa | Ensino/Investigação
José Pedro Sousa é Arquitecto pela FAUP, Mestre em Arquitecturas Genéticas pela ESARQ-UIC (Barcelona) e Doutorado em Arquitectura pelo IST-UTL. Actualmente é Professor Auxiliar na FAUP e no dARQ/FCTUC (convidado). Os seus interesses de Protejo, Ensino e Investigação centram-se na exploração de processos de desenho computacional e de fabrico digital.


Xavier Almeida | Manifestações artísticas
Xavier Almeida (1980, Ovar) vive e trabalha em Lisboa. 2003: licenciatura em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto. 2008: seleccionado para o Illustrative em Zurich; Prémio Design Briefing em Multimédia. 2009; Prémio Jovens Criadores em ilustração; assistente de artista no Atelier Van Lieshout. 2010; mestrado clássico "Arquitectura e manifestações artísticas não-institucionais no espaço público urbano", Universidade Lusíada do Porto, orientação de Pedro Bandeira e Joana Pimentel, participação de Álvaro Siza, Pedro Gadanho e Pieter Bannenberg (NL Architects). Colabora com a artista Fernanda Fragateiro desde 2010. 2011: artista residente em Copenhaga - Christiania Researcher In Residence (CRIR). Conta com exposições em Lisboa, Porto, Aveiro, Évora, Faro, Sevilha, Zurique e Londres.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta iniciativa equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Organização: OASRN
Parceria: Passos Manuel; Flymedia
Patrocínio: AXA
Design: And atelier


Fundador Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal

Fundador Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas

Fundador Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi






Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org