OASRN



 

Mapa Eduardo Souto de Moura
OASRN/CMP/ACA

....................................................................................
Mapa Eduardo Souto de Moura [PT] (PDF)
....................................................................................
Mapa Eduardo Souto de Moura [ENG] (PDF)
....................................................................................
Mapa Eduardo Souto de Moura [ES] (PDF)
....................................................................................


Eduardo Souto de Moura nasceu no Porto em 1952. Em 1980 licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Em 2011 recebeu o prémio Pritzker, a mais alta distinção da profissão de arquitecto. Dele, Baraka Obama distinguiu “a sua carreira dedicada não só a desafiar os limites da sua arte, mas a fazê-lo de uma forma que serve o bem público”.

Foi na cidade do Porto, onde sempre trabalhou e habita, que iniciou a sua actividade profissional com Álvaro Siza (1975 a 1979), também ele prémio Pritzker (1992), com quem até hoje mantém uma estreita relação de amizade e trabalho. Ambos arquitectos portuenses, construíram o prestígio internacional da arquitectura portuguesa contemporânea.

Entre 1981 e 1991 foi docente na Faculdade de Arquitectura do Porto. Foi professor convidado em diversas instituições de ensino, entre outras, a Graduate School of Design Harvard University e a École Polytechnique Féderale de Lausanne Section Architecture. Eduardo Souto Moura defende a arquitectura como actividade tão artística quanto política, intervindo publicamente com firmeza sobre o papel da arquitectura no desenvolvimento social.

Com edifícios em diferentes lugares do mundo, foi a cidade do Porto e a sua área metropolitana que beneficiou desde cedo com a excelência da sua Obra. As suas casas, discretas para a cidade, mas cheias de luz no interior, transformaram o gosto da classe burguesa portuense, sedenta de uma modernidade consonante com a integração de Portugal na Comunidade Europeia (1986), após anos de isolamento e instabilidade política pós-revolucionária. No âmbito disciplinar, as suas primeiras obras constituem uma das referências mais presentes na arquitectura portuguesa dos últimos 30 anos. Esta arquitectura, em que todos se reconhecem, cruza a universalidade da linguagem moderna com as tecnologias construtivas tradicionais portuguesas nomeadamente do Norte do país. Os muros de granito aparelhados manualmente irmanam com extensos panos de vidro, ora transparentes ora reflectores da natureza envolvente, conforme pode ser observado na Casa das Artes (1981-1991). A espacialidade ampla e disponível do interior destas primeiras obras, é transportada, vinte anos depois, para as diferentes estações do Metro do Porto, obra que desenvolve entre 1997/2005. No seu interior, as estações, enriquecidas pelos azulejos artesanais de cor pálida e o granito escuro acetinado, transmitem um conforto luminoso, surpreendendo sempre o utilizador, como são exemplo a estação Casa Música e Paranhos. Os edifícios que constrói na cidade procuram completá-la através das suas volumetrias naturais face à envolvente enriquecendo-a com nova identidade (Casa do Cinema Manoel de Oliveira 1998/2003, Torre Burgo 1991/2007).

É no entanto no espaço público que as cidades da área Metropolitana do Porto mais beneficiaram da generosidade da arquitectura de Souto de Moura. As diferentes intervenções resultantes das inserções urbanas do Metro do Porto, desenhadas ou coordenadas por ele, permitiram transformar radicalmente o futuro da segunda maior área metropolitana de Portugal, dotando-a de soluções urbanas em grande extensão cuja qualidade não é facilmente igualável no resto do País.

Teresa Novais




Edição: Câmara Municipal do Porto; Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte
Coordenação: Ordem dos Arquitectos – SRN; Ana Maio, Manuel Maria Reis e Nuno Grande
Conteúdos e traduções: Casa da Arquitectura
Fotografia: Luís Ferreira Alves
Design Gráfico: Incomun
ISBN: 978-972-8897-36-9
Impressão: AIC







Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org