OASRN



 

#09 Clube Addict | Architects beyond Architecture
12 de Outubro'12, 6ª feira, 16h30-18h30



12 de Outubro de 2012
Sexta-feira, 16h30-18h30
Biblioteca da Fundação de Serralves, Porto


O #09 Clube Addict surge no âmbito da parceria estabelecida entre a OASRN e a Addict. Nesta sessão, dedicada ao tema "Architects beyond Architecture", convidamos 4 arquitectos que trabalham em áreas alternativas à prática "convencional" da Arquitectura, a demonstrar o trabalho que desenvolvem. A aprendizagem e a organização da linguagem criativa em arquitectura pode igualmente aplicar-se a outras actividades : comunicação, planeamento, docência, investigação, design, fotografia, filmes, entre outros.

Como surgiu a ideia? Qual o percurso efectuado? Quais os incentivos e dificuldades sentidas? Estes são alguns dos temas a abordar nesta sessão.



Oradores:

Adriana Reguera e Nuno Zeferino | intervenção em montras

Ana Aragão | ilustração

Luís Fernandes e Luís Sousa OPO'Lab e Get Set Festival

Moderação por: Gonçalo Azevedo


Entrada livre; inscrição prévia em www.addict.pt


........................................................................................................

Adriana Reguera nasceu em Barcelona em 1974. Arquitecta pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, vive e trabalha no Porto desde o ano de 2000, onde tem desenvolvido diversos projectos de habitação unifamiliar, espaços comerciais e reabilitação.

Nuno Zeferino nasceu em Vila Nova de Gaia em 1974. Trabalha como desenhador gráfico independente desde 2002.

Conheceram-se em 2003 quando ambos desenvolviam os projectos arquitectónico e gráfico, respectivamente, da loja Por Vocação, no Porto.

A convite do responsável da loja, começaram a desenvolver a concepção e produção das montras, actividade que se prolongaria até finais de 2009.

Desde então, paralelamente às suas actividades, têm desenvolvido projectos em conjunto em diversas áreas de trabalho. Actualmente são os responsáveis pela concepção e produção das montras das lojas A Vida Portuguesa, desde 2009, e João Moura Martins, antiguidades, desde o início deste ano.

........................................................................................................

Ana Aragão (Porto, 1984), licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2009), recebeu ao longo do seu percurso académico várias bolsas de estudo e prémios de mérito.

Estudou Arquitectura em Barcelona (Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona), onde trabalhou simultaneamente numa editora de livros de Arquitectura e Design (2006-2007).

Tem vindo a colaborar com a FAUP em diversos projectos no âmbito da docência e da cultura e tem igualmente experiência docente no Departamento de Arquitectura de Coimbra (sob orientação do arquitecto Nuno Grande), onde realiza o seu doutoramento acerca da representação de imaginários urbanos.

Desde 2010 trabalha como freelancer na área da pintura, desenho, ilustração. Autora de ilustrações para revistas, cartazes (Pecha Kucha 2011 em Guimarães, Canal 180/Cerveira Creative Camp). Expôs em mostras colectivas e individualmente em 2011 no espaço Dinamo 10 sob o título "anagrafias urbanas". Está presentemente a ilustrar um livro e a terminar ilustrações nas paredes de um hostel em Guimarães.

O seu trabalho foi publicado no P3 (Público) e em Archdaily Brasil.

Os seus temas cruzam Arquitectura, experiência e representação. Tornando as suas cidades imaginárias visíveis, explora uma cartografia emocional de mapas mentais, onde a complexidade e insólito se sobrepõem em layers psicogeográficos. As suas “anagrafias” são geografias subjectivas e intrincadas que exigem ser descodificadas pela demora do olhar. Porque os desenhos querem ser mapas infinitos, numa inquietante problematização da verdadeira escala e lugar das coisas, alternando o zoom entre o entre o ínfimo detalhe e a forma que contém.

Concilia actualmente a investigação em arquitectura com a ilustração, pintura e desenho. Vive e trabalha no Porto.

........................................................................................................

Luís Fernandes (Porto, 1986), arquitecto, Mestrado em Arquitectura pela ESAP - Escola Superior Artística do Porto. Colaborador do atelier ‘Arquitectos Anónimos’ entre 2009 e 2010. Fundador e Co-Director do Get Set Festival e da plataforma on-line youngcreators.net.

Sócio do OPO Lab - Oporto Laboratory of Architecture and Design e convidado do Mapping Festival, Genebra 2011. Curador e responsável por projectos para entidades como Ministério da Cultura, Dg Artes e Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.

Durante a sua curta carreira profissional tem vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos na área da arquitectura, instalação, curadoria e economia criativa, tendo assim experiência na concepção e coordenação de projectos que promovam o empreendedorismo criativo, a formação e inovação tecnológica e a criação de plataformas de levantamento e promoção internacional.

Colabora com frequência com a Dub Video Connection (Visuals Design) e com o Canal 180.


Luís Sousa (Vila do Conde, 1986) é mestre em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto. Paralelamente ao seu percurso académico, desenvolve actividade profissional na área da arquitectura desde 2007. Ao longo dos últimos anos foi assistente de José Pedro Sousa e Marta Malé-Alemany em diversos workshops sobre o uso de novas tecnologias de concepção, comunicação e construção em arquitectura, leccionados em inúmeras universidades portuguesas, bem como autor de alguns textos críticos sobre o mesmo tema.

Actualmente divide a sua actividade enquanto arquitecto com o projecto MID, entidade que com Luís Fernandes fundou em 2009 e que tem como objectivo a gestão e promoção artística independente.

É co-promotor do projecto OPO’Lab e Co-Director do Get Set Festival. Leccionou inúmeros Workshops sobre uso de tecnologias digitais em Arquitectura, sendo neste momento Investigador e Docente no Darq.UC.




Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta iniciativa equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Organização: Addict; OASRN
Parceria: Fundação de Serralves
Imagens: ©addict






Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org