OASRN



 

em trânsito #044 - Go Hasegawa | Tetsuo Kondo: recent works
5 de Novembro'12, 2ª feira, 22h00

....................................................................................
Evento na página oficial da OASRN no Facebook
....................................................................................

Go Hasegawa [JP] | Tetsuo Kondo [JP]
5 de Novembro de 2012
Segunda-feira, 22h00
Casa da Música – Sala 2, Porto


A arquitectura japonesa, vista a partir de fora, apresenta uma realidade de continuidade discreta, geração atrás de geração a reinventar a prática arquitectónica em continuum. Uma espécie de “responsabilidade colectiva dos arquitectos japoneses” nas palavras de Hans Ulrich Obrist, numa ‘linhagem’ que pode ser traçada, no caso de Tetsuo Kondo, a Kunyo Maekawa, aprendiz de Le Corbusier e associado no Japão de Frank Lloyd Wright, que influenciou Kenzo Tange, que conduziu depois à geração do metabolismo, a Isozaki ou Shinohara. Depois vieram Toyo Ito, com quem Sejima trabalhou, e sucessivamente, Ryue Nishizawa começou a trabalhar no atelier de Sejima, com quem criou o atelier SANAA de onde Tetsuo Kondo, Junya Ishigami e outros saíram e, no caso de Go Hasegawa, a um conjunto de figuras da arquitectura japonesa, do Instituto de Tecnologia de Tokyo, que “começaram a sua carreira através da experiência empírica sobre a arquitectura vernacular japonesa e a tipologia da residência unifamiliar, seguida de um uso instrumental do seu resultado nos seus próprios projectos” (Thomas Daniell), que tem início em Kyioshi Seike, um modernista inovador formado no ITT em 1943, que teve como aluno Kazuo Shinohara (1953) que, por sua vez, teve como aluno Kazunari Sakamoto (1966), com uma obra discreta e quase banal de trabalho sobre a escala, proporção e os enfiamentos visuais, cujo aluno mais famoso foi Yoshiharu Tsukamoto (atelier Bow Wow, 1987), de quem Hasegawa foi também aluno.


Go Hasegawa (Saitama, Japão, 1977) formou-se no Instituto de Tecnologia de Tokyo em 2002, sob a orientação de Yoshiharu Tsukamoto e criou o atelier Go Hasegawa & Associates em 2005, depois de um breve período em que trabalhou com Taira Nishizawa. Em 2012 começou a ensinar na Accademia di Architettura di Mendrisio, na Suíça italiana, que acumula com as aulas na Universidade onde se formou, onde continua uma linhagem de alguns dos mais importantes projectistas, professores e pensadores japoneses sobre o tema da arquitectura residencial.

O atelier apresenta um conjunto de pequenas casas construídas (de dimensão média para a escala do Japão), que mereceram uma imediata atenção da crítica no Japão e internacionalmente, incluindo o famoso prémio Shinkenchiku em 2008 pela “Casa em Sakuradai” em Mie, ou o Prémio de Arquitectura Residencial, da congénere japonesa da Ordem dos Arquitectos, em 2007, com a “casa na Floresta” em Nagano, que mereceu também a capa da Architectural Review inglesa.

Com a exposição monográfica na TOTO Gallery MA em Tokyo, foi publicada a primeira antologia do seu trabalho - “Go Hasegawa Works”, em 2012.


Tetsuo Kondo (Ehime, Japão, 1975) formou-se no Instituto de Tecnologia de Nagoya em 1999, e nesse ano começou a trabalhar no atelier SANAA, até 2006, data em que formou o seu próprio atelier Tetsuo Kondo Architects. Ensina na Universidade Hosei, Universidade Feminina Japonesa, onde Sejima também ensina.

O seu trabalho foi rapidamente reconhecido internacionalmente, incluindo os prémios para a Arquitectura Residencial, da congénere japonesa da Ordem dos Arquitectos, em 2008, com a obra da “Casa com Jardins” em Kanagawa, ou a selecção para o prémio House da Architectural Review, em 2011, ou os convites para a construção de instalações temporárias na 12ª Bienal de Arquitectura de Veneza em 2010 “Cloudscapes” (com Transsolar) e Festival LIFT11, em Tallin, Estónia, “A Path in the Forest “, no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2011.

Esta conferência resulta de uma parceria com Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, EU Japan Fest Japan Committee, Núcleo de Arquitectos da Região de Braga (NARB) e Indexnewspaper.


Mais informações em Narb

Bilhete: 4,00 euros
Local de venda: Casa da Música (bilhetes já disponíveis)

As conferências serão proferidas em inglês, sem tradução.




Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Organização: OASRN; Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura; EU Japan Fest Japan Committee ; Narb; Índexnewspaper
Parceria: Casa da Música
Patrocínio: Axa
Fotografias: Núcleo de Arquitectos da Região de Braga © João Abreu






Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org