OASRN



 

em trânsito #045 | Mark Burry
4 de Abril'13, 5ª feira, 21h30

....................................................................................
Evento na página oficial da OASRN no Facebook
....................................................................................

Mark Burry [NZ]
"Continuing Gaudí's Sagrada Família Basilica Project: Sustaining Traditional ‘Deep Practice’ in Order to Embrace the Future"
4 de Abril de 2013
Quinta-feira, 21h30
Casa da Música – Sala 2, Porto


Mark Burry é um arquitecto neozelandês (Christchurch, 1957), actualmente professor de Inovação, Director fundador dos Laboratório de Informação Espacial em Arquitectura e do Design Research Institute na RMIT University, Melbourne, Austrália. É também arquitecto e investigador na obra da Catedral da Sagrada Família em Barcelona, Espanha. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 1979.

Mark Burry tem publicado sobre dois temas principais: a vida e obra do arquitecto Antoni Gaudí, em Barcelona, e o pôr em prática a teoria que diz respeito a arquitecturas ‘desafiantes’; tem também publicações sobre questões mais amplas de projecto, construção e utilização de computadores em teoria do design e na prática profissional. Como arquitecto que continuou a obra da Sagrada Família desde 1979, Mark Burry tem sido um membro chave da equipa de projecto sediada no local, explorando e clarificando as estratégias de composição, envoltas em mistério, que Gaudí montou para esta obra, especialmente aquelas provenientes dos seus últimos anos, cujas implicações só se tornam aparentes quando são resolvidos por meio de pesquisa de projecto durante a construção.

Em 2004, Mark Burry foi premiado com o prestigiado "Diploma i la insígnia uma corresponent l'acadêmico" pela “Reial Acadèmia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi”, juntamente com o título “Il.lustrisim Senyor” em reconhecimento da sua contribuição para este projecto. Outros Prémios e reconhecimento incluem a mais importante bolsa de investigação australiana, a “Australian Research Council five year Federation Fellowship”, em 2006. Mark Burry foi também o destinatário do Prémio de Pesquisa Inovadora da Associação Americana para Computer Aided Design em Arquitectura (ACADIA) desse mesmo ano. Foi recentemente convidado como Professor Visitante na Velux CITA, Real Academia de Belas Artes, em Copenhaga, Dinamarca (2009-2011), e em 2012 foi agraciado com o Prémio Sasada, atribuído pela Associação Asiática CAADRIA.

Mark Burry foi director fundador do laboratório de ponta em Informação Espacial em Arquitectura (SIAL) da Universidade RMIT, em Melbourne (2001-2012), que foi estabelecido como um ambiente de pesquisa transdisciplinar integrada, com ênfase na aplicação pragmática e como think-tank criativo acessível a práticas locais e internacionais, incluindo ARUP em Melbourne, Sydney e Londres, dECOi no MIT, ou Gehry Partners em Los Angeles.

Mark Burry é também director fundador do Design Research Institute (DRI), da RMIT, lançado em 2008 pelo Ministro Vitoriano de Inovação, Indústria e Desenvolvimento Regional. O DRI promove novos conhecimentos e práticas inovadoras, produtos e ambientes através de pesquisa transdisciplinar aplicada ao projecto, reunindo mais de 100 investigadores de disciplinas tão diversas como a aeronáutica e engenharia química, arquitectura, moda, negócios e comunicação aplicadas colaborando em projectos de equipa através dos programas emblemáticos DRI: o Future Fabric of Cities, o Mediated City e o Urban Technologies Nexus.

Desde 2007, publicou os livros “Gaudí Unseen” para acompanhar a exposição itinerante do Deutsche Architekturmuseum (DAM); “Sagrada Família XXI. Gaudí Ara / Ahora / Now", Ediciones Universita Politecnica de Catalunya, e com Jane Burry "The New Mathematics of Architecture", Thames & Hudson; "Scripting Cultures" [retirar itálico] publicado pela Wiley em 2011, um relato crítico sobre as inovações no design do edifício Media-TIC de Enric Ruiz Geli-(Cloud 9). No prelo incluem-se uma colecção em quatro volumes enciclopédicos de ensaios para definir "Arquitectura Digital" (2014), bem como um importante trabalho sobre “Prototyping Architecture”, agendado para 2015.


Esta conferência resulta de uma parceria entre a Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (OASRN), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Association of Education and Research in Computer Aided Architectural Design in Europe (eCAADe), no âmbito do 1st eCAADe Regional International Workshop - Future Traditions.

Bilhete: 4,00 euros
Local de venda: Casa da Música. Bilhetes já disponíveis.

A conferência será apresentada em inglês, sem tradução.


Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.





Organização: OASRN; Future Traditions; Faup; Ceau; eCAADe
Parceria: Casa da Música
Patrocínio: AXA Seguros

Fundador Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal

Fundador Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas;Tecnicon, SA Papélia, Lda

Fundador Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi; Lopes Gonçalves & Pinto Almeida, Lda – Graf em Portugal; Tafibra – Sonae Indústria









Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org