OASRN



 

Arquitecto Sidh Mendiratta vence 8ª edição
Prémio Fernando Távora



Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2013, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o Vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora: arquitecto Sidh Daniel Losa Mendiratta, com a proposta Domus-fortis in Æquator: A segunda vida da casa-torre de origem Europeia no antigo Estado da Índia” .

Esta Cerimónia contou com a conferência “A viagem como esboço na busca do conhecimento”, apresentada pelo Professor Alexandre Quintanilha.

O Júri da 8ª edição, presidido pelo Professor Alexandre Quintanilha e constituído pelos Arquitectos Jorge Figueira, Nelson Mota (nomeado pela Casa da Arquitectura), Ana Cristina Machado (em representação da OASRN) e Clemente Menéres Semide (designado pela família do Arquitecto Fernando Távora), deliberou por unanimidade atribuir o Prémio à proposta apresentada pelo arquitecto Sidh Mendiratta.

“O objectivo principal desta viagem é localizar e documentar vestígios arqueológicos de casas-torre ou domus-fortis de origem portuguesa nos quatro territórios do antigo Estado da Índia - Província do Norte; Goa; Sri-Lanka; e Timor-leste –, tendo em vista sobretudo comprovar a sua disseminação e averiguar o seu papel matricial na estruturação e ordenamento dos respectivos territórios e ainda estudar a sua evolução comparando-a com a sua congénere Europeia, à luz das diferentes mentalidades e culturas do habitar desenvolvidas pelas sociedades de origem portuguesa nesses mesmos territórios. (…) Esta viagem permitirá assim reunir informação essencial para tentar responder a questões como: A casa-torre de origem europeia difundiu-se por todos os territórios do Estado da Índia? Quais as diferenças entre as casas-torre da expansão e aquelas de Portugal continental? Como eram habitadas as casas-torre da expansão portuguesa? (…)”.
Excertos da proposta de viagem.


O Júri “enalteceu o número e a qualidade da generalidade das candidaturas, pelo potencial que encerram como propostas de investigação no âmbito da arquitectura, reconhecendo que o trabalho premiado nesta 8ª Edição do Prémio Távora se distingue pela consistência, clareza e ambição que permitirá o reconhecimento da cultura portuguesa, numa faceta menos explorada, num quadro geocultural alargado que inclui a Índia, Sri Lanka e Timor-Leste. O Júri entendeu valorizar um projecto que investe na ideia da viagem como itinerário físico de descoberta, neste caso, em territórios míticos da expansão portuguesa. O objecto de estudo – localização e documentação da “casa-torre” nas antigas províncias do Estado da Índia – tem por isso um interesse transversal que revelará processos de aculturação que importa desvendar”.
Excerto da acta do Júri.


Mais informações em> www.oasrn.org > Prémio Fernando Távora.

O Prémio Fernando Távora é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Associação Casa da Arquitectura (ACA), contando com o patrocínio da AXA.

A 7 de Outubro de 2013, Dia Mundial da Arquitectura, o Vencedor apresentará uma conferência sobre a viagem realizada no âmbito deste Prémio. Este momento assinala também a abertura oficial da 9ª edição do Prémio, sendo publicamente divulgados os novos elementos do Júri.




Organização: OASRN
Parceria: Câmara Municipal de Matosinhos, Associação Casa da Arquitectura
Patrocinador do Prémio: AXA Seguros
Design: R2 design

Fundador Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal ; AXA Seguros

Fundador Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas;Tecnicon, SA Papélia, Lda

Fundador Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi; Lopes Gonçalves & Pinto Almeida, Lda – Graf em Portugal; Tafibra – Sonae Indústria









Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org