OASRN



 

A Cidade Resgatada | Conferência #03
Manuel Delgado

15 de Maio de 2013, 4ª feira, 21h30

....................................................................................
Evento na página oficial da OASRN no Facebook
....................................................................................
'El espacio público como representación'
texto Manuel Delgado (PDF)
....................................................................................



Manuel Delgado
Espacio Público: Discurso, Arquitectura y Acción
15 de Maio de 2013
4ª feira, 21h30
Auditório de Serralves, Porto

Nota: Devido à transmissão do jogo da final para a Liga Europa 2013, a sessão vai ter início meia hora mais tarde, às 22h00.


O Ciclo de Conferências e de Conversas Públicas, denominado A Cidade Resgatada, organizado pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (Pelouros da Cultura, Comunicação e Norte 41), aprofunda o debate, iniciado em 2012, sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional. Com este debate não se pretende apenas “resgatar” o protagonismo dos centros consolidados; deseja-se abarcar a cidade mais alargada, sobretudo as franjas e os vazios pós-industriais, procurando perceber o seu papel estratégico nessa regeneração. Deseja-se, enfim, que esses processos sejam participados e debatidos interdisciplinarmente, englobando os contributos do Urbanismo, da Arquitectura, do Paisagismo, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia.

Este ciclo acompanhará outras iniciativas, como a realização de um Concurso Público de Desenho Urbano e de um Seminário Internacional, os quais concentrarão o debate em áreas urbanas concretas, tendo o tecido do Porto como caso-de-estudo.

O terceiro convidado deste ciclo é o antropólogo catalão Manuel Delgado, cuja apresentação terá o comentário final de Filomena Silvano, antropóloga e Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.



Manuel Delgado (Barcelona, 1956) é licenciado em História de Arte e Doutorado em Antropologia pela Universidade de Barcelona. Integrou os Estudos de Terceiro Ciclo na Section de Sciences Réligieuses de l’École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Paris. Desde 1986, é Professor de Antropologia Religiosa no Departamento de Antropologia Social da Universidade de Barcelona. É ainda Coordenador dos grupos de investigação GRECS (Grup de Recerca en Exclusió i Control Socials) e GTEEP (Grup Treball Etnografia del Espais Públics).

Tem leccionado em várias universidades estrangeiras, como a Universidad Santa Sofia, Tóquio; Universitá degli Studi di Roma ‘La Sapienza’; University of Harvard (Cambridge); Queen Mary University of London; Universidade Pontifícia Católica de São Paulo; University of Columbia, Nova Iorque e noutras universidades do México, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador e Argentina.

É Director das colecções Biblioteca del Ciudadano, uma edição Bellaterra, e Breus clàssics de l’antropologia, da Editorial Icaria. Integra a equipa editorial de diversas revistas de Antropologia e Desenho Urbano. Actualmente faz parte da Direcção do Instituto Catalão de Antropologia e da Associação Catalã de Profissionais de Antropologia. É relator da Comissão de Estudo sobre Imigração no Parlamento da Catalunha.

Manuel Delgado tem dedicado a sua investigação a temas relacionados com a construção de identidades colectivas em contextos urbanos, violência religiosa e apropriações sociais dos espaços públicos, sobre os quais publicou artigos em revistas espanholas e estrangeiras. É ainda editor das compilações Antropologia social (1994), Ciutat i immigració (1997), Inmigración y cultura (2003), Carrer, festa i revolta (2004) e Lluites secretes (2012). É co-editor, com Carlota Gallén, de Normalidad y límite (2006), e autor dos livros: De la muerte de un dios (1986), La ira sagrada (1991), Las palabras de otro hombre (1992), La cité de la diversité (1996), Diversitat i integració (1998), Ciudad líquida, ciudad interrumpida (1999), El animal público (Premio Anagrama de Ensayo, 1999), Luces iconoclastas (Barcelona, 2001), Disoluciones urbanas (2002), Elogi del vianant (2005), Sociedades movedizas (2007), La ciudad mentirosa (2008) e El espacio público como ideología (2011).

Ligações úteis:

Textos:
manueldelgadoruiz.blogspot.com
“El espacio público como ideologia” (2011)
“Sociedades movedizas” (2007)

Vídeos:
www.youtube.com/watch?v=gEV0DZt63y0
www.youtube.com/watch?v=PK3T2hk242o
vimeo.com/20854647
es.paperblog.com/pacogonzalez-manuel-delgado-en-lo-comun-y-lo-colectivo-el-471884



Bilhete: 4 euros
Local de venda: Fundação de Serralves (Segunda a Domingo, 10h00-18h45).


A conferência será proferida em espanhol, sem tradução.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.





Organização: OASRN/ Norte 41
Apoio: Cegot
Apoio Institucional: Fundação de Serralves
Patrocinador da Programação Norte 41: Caixa Geral de Depósitos
Design: R2 design

Fundador Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal ; AXA Seguros

Fundador Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas; Tecnicon, SA; Papélia, Lda

Fundador Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi; Lopes Gonçalves & Pinto Almeida, Lda – Graf em Portugal; Tafibra – Sonae Indústria









Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org