OASRN



 

em trânsito #046 | Battle of Ideas 2013 - Debate
9 de Outubro'13, 4ª feira



em trânsito #046 - Battle of Ideas | Debate
Pop Up Interventions - don't believe the hype?
9 de Outubro de 2013
Quarta-feira, 21h30
Plano B, Porto



Segunda edição de Battle Satellite Porto, a versão itinerante de Battle of Ideas, um festival de debates criado pelo Institute of Ideas em 2004, agora sediado no Barbican Center, em Londres, em Outubro. Abertos à participação pública e desprovidos de uma tendência política ou económica, estes debates pretendem ser um espaço de discussão sobre temas chave da actualidade, convidando à reflexão e à promoção da liberdade de pensamento.

Intervenções ‘Pop Up’ ou ‘Arquitectura Performativa’ estão hoje na moda entre arquitectos, artistas e promotores culturais. No ano passado, a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 encomendou uma série de ‘Pop Ups’, incluindo uma ‘montanha agrícola’ com fardos de palha em um ‘cinema centopeia’ revestido a cortiça; outros eventos semelhantes irão acontecer na edição de 2013 da Trienal de Arquitectura de Lisboa; Porto e Lisboa tornaram-se a casa de ‘lojas nómadas’ e outros novos formatos de lojas ‘Pop’n’Shop’; até resorts de luxo no Algarve organizaram restaurantes tipo ‘Pop Up’ com estrelas Michelin. Por toda a Europa termos como ‘espaços temporários’, ‘jardinagem de guerrilha’ (explorações agrícolas em terrenos sem autorização) e ‘urban hacking’ tornaram-se familiares, e são citados como exemplos de uma participação pública mais activa na vida da cidade. Nos últimos anos tem havido um sentimento de que algo está em falta, à medida que a vida na cidade vai sendo anulada pela vigilância e burocracia.

Com este debate propomos analisar de que forma os fenómenos ‘Pop-Up’ e outras actividades associadas podem efectivamente refortalecer a arquitectura e reanimar a cidade enquanto palco social.

O arquitecto e curador Pedro Gadanho defendeu que as intervenções temporárias em espaços públicos ajudam os cidadãos a “apropriarem-se da cidade”. Os defensores da ‘arquitectura performativa’ argumentam que este tipo de arquitectura ajuda a reinventar o espaço público através de intervenções no espaço baseadas na “consciência do corpo”. Até que ponto estas novas formas de intervenção constituem verdadeiros desafios à regulamentação e privatização do espaço público? Objectos de design públicos, obras urbanas e mobiliário urbano visam estimular um ‘novo comportamento’ e incentivar a socialização. Mas será que são realmente susceptíveis de incentivar a sociabilidade? Ou estas tentativas de activar a vida urbana acabam por ser uma outra forma de intervenção ‘oficial’ que mina as liberdades mais espontâneas?

Há quem veja as intervenções ‘Pop-Up’ como uma saída temporária no meio da recessão e um contributo valioso para a criatividade arquitectónica, mas à medida que os grandes lojistas e restaurantes de luxo saltam a bordo, não haverá o perigo de os ‘Pop Up’ representarem menos um desafio para a crise económica e mais um sintoma da falta de alternativas genuínas?



Oradores:
Fernando Martins, atelier.aberto
Karl Sharro, PLP Architecture, Londres
Luís Tavares Pereira, comissário do ciclo "em trânsito"
Pedro Bismarck, arquitecto, editor, Punkto magazine
Jorge Alves, co-editor, Dédalo magazine

Moderador:
Alastair Donald, Future Cities Project



Bilhete: 4,00 euros
Local de venda: Secretaria da OASRN (2ª a 6ª feira, das 10h00 às 18h00) e Plano B (no próprio dia, a partir das 21h15).

O debate decorrerá em inglês, sem tradução.

Organização: OASRN; Institute of Ideas
Parceria: Plano B
Patrocínio:AXA
Design: R2 Design



Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, este debate equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Fundadores Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal

Fundadores Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas

Fundadores Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi






15.Dezembro.2017
Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org