OASRN



 

Actos (Im)próprios #02 - saídas criativas em Arquitectura
17 de Outubro'13, 5ª feira



17 de Outubro de 2013
Quinta-feira, 21h30
Cinema Passos Manuel, Porto



Actos (im)próprios pretende divulgar o trabalho desenvolvido por arquitectos que, a partir da sua percepção e prática profissional, cruzam e estendem o seu know-how com outras áreas alternativas, quer por opção profissional, quer como actividade complementar à arquitectura.


Programa:

Ana Sampaio Barros e Guilherme da Rosa | Instagram
Ana Sampaio Barros
Nascida em Lisboa em 1985. Entre 2003 e 2007, frequenta o curso de arquitectura no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, Iscte - IUL e no ano lectivo de 2007/2008 estuda na Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha, através do programa de Erasmus, onde termina o Mestrado integrado em Arquitectura. De 2008 a 2010 colabora com o atelier Pedro Mendes Arquitectos onde realiza o estágio para a Ordem dos Arquitectos. Desde 2010 é colaboradora no Atelier Henke Schreieck Architekten em Viena, Áustria.

Guilherme da Rosa
Nasce em 1983, Lisboa. Tendo frequentado em 2005/2006 o programa de Erasmus na TU Darsmtadt, Alemanha, acaba o Mestrado Integrado em Arquitectura pelo Iscte - IUL em Novembro de 2008. Residente em Viena de Áustria desde 2009 foi colaborador entre 2010 e 2013 no Atelier Henke Schreieck Architekten e é actualmente líder do departamento criativo no atelier de arquitectura AllesWirdGut ztgmbh.

@anasbarros
@gui_


Ângela Vieira | Ilustração
Ângela Vieira (Braga, 1985). Licenciatura e Mestrado Integrado em Arquitectura pela Universidade do Minho.
Ilustradora freelancer, colabora com diferentes editoras nacionais e internacionais, principalmente na área da ilustração infantil.
O seu trabalho já foi premiado e seleccionado para várias mostras nacionais de ilustração. Actualmente desenvolve um projecto de ilustração na Incubadora das Indústrias Criativas da Bienal de Cerveira.

www.angelavieira.com
arvieira.deviantart.com
facebook.com/angelavieirailu


Filipa Frois de Almeida e Hugo Reis - FAHR 021.3 | Instalação
Explorando novos conceitos de arquitectura efémera, instalação e arte urbana, FAHR 021.3 sustenta o seu trabalho na sua formação de arquitectura, fotografia e processos digitais.

Após trabalharem em escritórios internacionais como lwarchitects ou J. Mayer H. em Berlim, Filipa Frois Almeida e Hugo Reis regressam a Portugal para iniciar o projecto FAHR. A sua linguagem experimental, inovadora e atrevida procura a infracção da realidade. Recorrendo a novos conceitos de arquitectura aplicada, a equipa fundamenta as suas intervenções na exploração dos diferentes sentidos do observador.

www.fahr0213.com


João Quintela e Tim Simon | Pavilhão Kairos
João Quintela
Concluiu o Mestrado na UAL, tendo realizado Erasmus em Milão. Em 2010 colaborou no atelier Pezo Von Ellrichshausen através do programa Inovart e desenvolveu diversos projectos com a artista plástica Vera Martins tais como a publicação 'Animita15' e a exposição ‘Sustráccion’. Frequenta o programa de doutoramento na ETSAM onde é professor mentor na UD Campo Baeza. Tem realizado vários projectos com Tim Simon, nomeadamente o Pavilhão Kairos. É editor da edição de artes chilena ‘Animita Papel’, com o artista plástico Oscar Concha.

Tim Simon
Concluiu os estudos de Arquitectura na University of the Arts Berlin tendo realizado também um semestre curricular na Universidade Autónoma de Lisboa. Colaborou no atelier Behles & Jochimsen, GeorgScheelWetzel Architekten e também Pezo Von Ellrichshausen, ao abrigo de uma bolsa de estágio internacional. Mais recentemente colaborou ainda no Max Dudler Architekt. Tem realizado diversos projectos com João Quintela, nomeadamente o Pavilhão Kairos, em Lisboa, e a Casa Mater, em Loures.

www.joaoquintela.pt
www.timsimon.eu
www.kairos.pt


Luís Santiago Baptista | Edição
Luís Santiago Baptista é arquitecto e desenvolve uma actividade multifacetada, compreendendo a prática profissional, a docência universitária, a crítica de arquitectura, o comissariado de exposições e a edição de publicações. É mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea (FA-UTL) e doutorando em Cultura Arquitectónica e Urbana (dARQ-UC). Foi assistente convidado na FA-UTL e é actualmente professor auxiliar convidado na ECATI-ULHT e investigador do LabART. É director da revista de arquitectura e arte arqa. Integrou o comissariado da 'Habitar Portugal' 2006-2008 (Ordem dos Arquitectos), foi co-comissário de 'Falemos de casas… em Portugal' (Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010), foi consultor da 'Devir Menor: Arquitecturas e Práticas Espaciais Críticas na Ibero-América' (Guimarães 2012), é curador do ciclo 'Geração Z: Práticas Arquitectónicas Portuguesas Emergentes' e de 'ARX arquivo' (Centro Cultural de Belém).

www.revarqa.com


Luís Urbano | Cinema
Luís Urbano (Coimbra, 1972) é arquitecto e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde investiga as intersecções entre a arquitectura e o cinema. Editou o Livro 'Revoluções. Arquitectura e Cinema nos Anos 60/70' e é autor do livro 'História Simples. Textos sobre Arquitectura e Cinema'. Realizou as curtas-metragens 'Sizígia' e 'A Casa do Lado'. É editor da revista Jack.

www.rupturasilenciosa.com


Marco Ginoulhiac e Jorge Garcia Pereira | Architoys - Brinquedos de arquitectura
Marco Ginoulhiac
Arquitecto pelo politécnico de Milão (1999), mestre pela FEUP (2002) e doutor pela FAUP (2009) onde é docente desde 1999.
Em 2010, após uma tese de doutoramento sobre o ensino de Arquitectura, começa uma investigação sobre processos educativos em Arquitectura com particular interesse nos brinquedos. Desde então escreve regularmente sobre este tema no blog http://architoys.blogspot.pt . No ano lectivo 2012/2013 cria uma disciplina optativa no mestrado integrado da FAUP chamada 'Architectural toys – processos de reprodução disciplinar em Arquitectura'.
Desde 2012 colabora com a firma portuguesa Architoys, Lda. como consultor e no desenho de novos produtos.


Jorge Garcia Pereira
Arquitecto pela Universidade Lusíada do Porto (2001), aluno em mobilidade na Bauhaus Universität Weimar (2000-01).
Colaborou com os arquitectos Francisco Portugal e Gomes (2004-05), Luís Tavares Pereira e Guiomar Rosa (2001-2003). Tem atelier próprio desde 2006 (Garcia&Albuquerque, Arqs), onde desenvolve projectos de arquitectura em co-autoria com o Arqº Luís Albuquerque Pinho. É actualmente sócio gerente das empresas DoisLoft Lda, que se dedica ao investimento na reabilitação urbana, e da Architoys Lda, que desenha e produz brinquedos no âmbito da temática da arquitectura.

http://architoys.blogspot.pt


Rita Barata Castro | Serviço educativo
Rita Barata Castro nasceu no Porto em 1984. Licenciou-se em arquitectura na FAUP em 2009, ano em que concluiu a tese de mestrado com o título 'Mercado do Bolhão: Património e Identidade'. Durante o curso teve oportunidade de estudar um ano em Barcelona na ETSAV, cidade com a qual mantém uma relação de proximidade profissional. Desde então colaborou com diferentes gabinetes de arquitectura (em Barcelona e no Porto) e desenvolveu diversos projectos no âmbito da educação artística infantil.

Hoje vive novamente em Barcelona onde é colaborado do atelier Pm, Mt Arquitectes e é também parte integrante da equipa de monitores do Serviço Educativo do Museu de Serralves desde 2011.


Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.




Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta iniciativa equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.

........................................................................................................

Organização: OASRN
Parceria: Passos Manuel; Flymedia
Patrocínio: AXA
Design: And atelier


Fundadores Norte 41º Ouro: Osvaldo Matos; Tintas Robbialac; Knauf Gmbh Portugal

Fundadores Norte 41º Prata: Enor; Ferfor; Carvalho, Batista; Ksb, Bombas e Válvulas

Fundadores Norte 41º Alfa: Onduline; CS Coelho da Silva; Padimat; JNF - J. Neves & Filhos; Valadares; Reiman, Fassa Lusa;Socequi






Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org