OASRN



 

Arquitecto André Tavares vence 10ª edição
Prémio Fernando Távora



Foi anunciado no dia 9 de Abril de 2015 o Vencedor da 10ª edição do Prémio Fernando Távora: arquitecto André Tavares, com a proposta “Ruínas, ou do Livro de Arquitectura”.

Nesta Cerimónia, decorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o escritor Valter Hugo Mãe apresentou uma conferência com o tema ‘A Viagem’.

O Júri da 10ª edição, presidido por Valter Hugo Mãe e constituído pelos Arquitectos Manuel Botelho, João Luís Carrilho da Graça (nomeado pela Casa da Arquitectura), Pedro Vinagreiro (em representação da OASRN) e pela Dra. Luísa Távora (designada pela família do Arquitecto Fernando Távora) deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio à proposta de André Tavares.

O Júri “enalteceu a qualidade da generalidade das propostas concorrentes, que gratamente lhe suscitou o desafio da escolha, reconhecendo que o trabalho seleccionado e premiado nesta 10ª Edição se distingue por uma profunda originalidade: percurso por edifícios e edições originais de livros em Roma, Vicenza, Paris e Londres, a fim de, através da história do livro de arquitectura, sintetizar a cultura arquitectónica europeia. A candidatura de André Tavares apresenta, de forma enxuta e rigorosa, os seus propósitos, convencendo o Júri, por unanimidade, da sua exequibilidade bem como do valor intrínseco desta perspectiva.”.
Excerto da acta do Júri.


“Esta é uma viagem a um lugar onde não se pode chegar. Não é apenas uma viagem física, em que o corpo se transporta para um espaço e uma cultura estranha que se quer descobrir, nem sequer uma viagem imaginária, a um lugar que não existe e só pode ser sonhado. É uma viagem ao país dos livros de arquitectura, uma viagem cujo curso navega entre páginas de narrativas e construções arquitectónicas.(…) No final da viagem, que percorrerá edifícios e edições originais de livros em Roma, Vicenza, Paris e Londres, será possível, através da história do livro de arquitectura, pensar uma síntese da cultura arquitectónica europeia; (…)”.
Excerto da proposta de viagem.


O Prémio Fernando Távora é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitectura (ACA), contando com o patrocínio da AXA Portugal.

No dia 5 de Outubro de 2015, Dia Mundial da Arquitectura, o Vencedor apresentará uma conferência sobre a viagem realizada no âmbito deste Prémio. Este momento assinalará também a abertura oficial da 11ª edição do Prémio, sendo publicamente divulgados os novos elementos do Júri.





Organização: OASRN
Parceria: Câmara Municipal de Matosinhos; Casa da Arquitectura
Patrocinador do Prémio: AXA Portugal
Design: Rubio Pereira

Fundadores Norte 41º Ouro: Knauf Gmbh Portugal; Osvaldo Matos; Secil; Tintas Robbialac

Fundadores Norte 41º Prata: Carvalho, Batista; Enor; Fassa Bortolo; Ferfor; Gira by Sentido Digital; Ksb, Bombas e Válvulas; Padimat; Tafibra - Sonae Indústria

Fundadores Norte 41º Alfa: Aco- Produtos Polímeros, S.A.U.; CS Coelho da Silva; Graf em Portugal; JNF - J. Neves & Filhos; Onduline; Reiman







Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org