OASRN



 

Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2006 [Norte]





PRÉMIO FERNANDO TÁVORA*
2ª edição

Calendarização

30 OUTUBRO 2006, 21h30
Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

1ª Edição Prémio Fernando Távora
Conferência do Premiado

2ª Edição Prémio Fernando Távora
Anúncio público da constituição do Júri
Abertura do Prémio para o ano seguinte

Apresentação
Em homenagem ao arquitecto Fernando Távora, recentemente desaparecido, em memória da sua figura que influenciou de gerações sucessivas de arquitectos, pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo, a OA-SRN decidiu promover um prémio anual, de uma bolsa de viagem destinado a todos os arquitectos inscritos na OA, para a melhor proposta de viagem de investigação, a seleccionar por um júri nomeado todos os anos para o efeito.

A edição inaugural do Prémio Fernando Távora de 2005 teve como Júri o Arquitecto José Bernardo Távora (presidente), o Arquitecto Álvaro Siza Vieira, o Dr. Vasco Graça Moura, o Arquitecto Manuel Mendes e a Arquitecta Teresa Novais, em representação da OASRN. Este júri deliberou como vencedor da 1ª Edição o Arquitecto Nelson Jorge Amorim Mota.

O trabalho seleccionado em 2005 propôs, na sequência de uma investigação da arquitectura do quotidiano (privado e público no espaço doméstico da burguesia Portuense, do século XIX), confrontar o Porto do final do Século XIX com o mundo que lhe era contemporâneo, tentando perceber o que lá sucedia, no mesmo período, para isso indo às raízes da ideia da habitação burguesa, a partir do séc. XVII em cidades europeias e transatlânticas, como Delft, Londres, Paris, Rio de Janeiro, Olinda e Boston.

Para esta 2ª edição do Prémio, foram convidados , o Professor Dr. Jorge Sampaio, o Arquitecto Gonçalo Byrne, o Professor Arquitecto Alexandre Alves Costa, o Fotógrafo Luís Ferreira Alves, em representação da família do Arquitecto Fernando Távora, e o Arquitecto Luís Tavares Pereira, em representação da OA-SRN.

REUNIÃO DE OBRA NORTE*
#004 HABITAÇÃO COLECTIVA
Cooperativa das Aguas Férreas, Bouça, Porto, da autoria do Arquitecto Álvaro Siza Vieira com o Arquitecto António Madureira

Calendarização

Exposição
30 OUTUBRO – 5 DEZEMBRO 2006
Museu dos Transportes e Comunicações
3ª – 6ª 10h00-18h00
Sábado, Domingo e feriados 15h00-19h00

Inauguração
Com a presença da equipa projectista e outros intervenientes na obra
Segunda-feira, 30 de Outubro de 2006, 18h00

Visita Guiada à obra, conferência, seguida de lanche e festa na Bouça
Arquitectos Álvaro Siza Vieira e António Madureira
Sábado, 04 de Novembro, 17h00

Apresentação
Embora a questão da Habitação Colectiva pareça resolvida, num país em que a oferta imobiliária excede a procura, os modelos correntes, a banalização das tipologias e pobreza de expressão formal (quando não por excesso…), e a própria crise do negócio imobiliário, indicam que o nosso país carece urgentemente de repensar este modelo.
A experiência pública de carácter social e de intenso envolvimento de moradores e projectistas, do período pós-25 de Abril de 1974, apesar de fortemente ideologizada, pode constituir uma referência séria para propostas alternativas adequadas às condições do presente, e voltar a abrir “um vasto campo e urgente de projecto, fundamentado na participação directa e diversificada das populações.”.

O conjunto habitacional da Bouça, no Porto, interrompido a meio do processo, em 1977, só veria a ser completado quase 20 anos depois, em Abril deste ano, com a conclusão do conjunto de 128 fogos dispostos em 4 blocos de apartamentos duplex de três quartos que, confinados, a norte, por um muro linear para proteger o conjunto da proximidade da linha de caminho de ferro, dão forma a pátios alongados. No lado oposto, na Rua da Boavista, o remate dos blocos é feito com volumes soltos, de pequenos equipamentos, estabelecendo a ligação entre o novo conjunto e a malha urbana envolvente. A simplicidade de acabamentos reflecte a escassez de recursos, compensados na elegância dos detalhes e das proporções, e no rigor da geometria dos apartamentos, e na sensibilidade das relações urbanas.



* Este programa está sujeito a alterações

Fotografias | Prémio Fernando Távora (Arquivo OA-SRN, Filipa Guerreiro)
Reunião de Obra #004 (Arquivo António Madureira)

Contactos
[OA-SRN] Cultura
Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte
Rua D. Hugo 5-7
4050-305 Porto | Portugal
T.: ( 351) 222 074 250 | F.: ( 351) 222 074 258
E.: cultura@oasrn.org






15.Dezembro.2017
Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org