O percurso associativo dos arquitectos portugueses
Patente até 28 de Fevereiro
|
Exposição
O percurso associativo dos arquitectos portugueses
Inauguração 29 de Novembro, 18h
Patente até 28 de Fevereiro
A celebrar 20 anos de existência, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) assinala a efeméride com a exposição O percurso associativo dos Arquitectos portugueses, a inaugurar na sua sede, no dia 29 de Novembro pelas 18h00, no âmbito da qual terá lugar uma visita comentada pelas curadoras Dra. Ana Isabel Ribeiro e Arqt.ª Cláudia Antunes.
A exposição propõe uma abordagem à história associativa dos Arquitectos portugueses e ao reconhecimento e valorização da profissão de Arquiteto, do século XV ao século XXI. Dados e documentos elucidam momentos fundamentais deste percurso: a fundação da Associação dos Arquitectos Civis Portugueses, em 1863; a criação, em 1902, da Sociedade dos Arquitectos Portugueses, no âmbito da qual é estabelecida a primeira delegação do Norte, com sede no Porto; a constituição, em 1933, do Sindicato Nacional dos Arquitectos por imposição legislativa decorrente da organização corporativa do Estado Novo; a reorganização do Sindicato após o 25 de Abril de 1974 que dá lugar à Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1978.
Por fim, em 1998, é criada a Ordem dos Arquitectos. A aprovação deste projecto associativo e dos respectivos Estatutos viabilizam a concretização de antigas reivindicações das estruturas associativas dos Arquitectos portugueses, entre as quais, a de representar todos os arquitectos e de regular o exercício profissional. A realidade portuguesa resultante da integração europeia e a crescente afirmação e implantação dos arquitectos na sociedade portuguesa, criaram novos desafios e exigências associativas às quais, a Ordem dos Arquitectos tem procurado responder no presente projectando as suas responsabilidades no futuro.
Parcerias: Câmara Municipal do Porto, Fundação Marques da Silva
Patrocinadores: CIN, Banema, OFA, Uponor, J. Pinto Leitão
|

|

|
|
|