OASRN



 

Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva vencem a 15ª edição
Prémio Fernando Távora



A proposta “As Fronteiras do México”, dos Arquitectos Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva, é a vencedora da 15ª edição do Prémio Fernando Távora.

Segundo a sinopse apresentada pelos autores, “As Fronteiras do México” explora o impacto da arquitectura e do urbanismo na intermediação dos problemas afectos às demarcações territoriais, às migrações, e à dimensão transfronteiriça do bem-estar dos povos.

“O itinerário proposto organiza-se ao longo da fronteira do norte do México com os Estados Unidos da América, e das fronteiras do sul do México com a Guatemala e com o Belize. Explorando a diversidade das situações de fronteira do México, a proposta de trabalho procura estudar a diversidade dos sistemas de relações de interdependência que cada situação de fronteira articula.”, pode ainda ler-se.
O objectivo é que “através do reconhecimento da unicidade e da complexidade formulada por cada uma destas situações, esta proposta de trabalho procura, em última instância, pensar sobre a eficácia da construção de barreiras físicas no contexto da resolução de algumas das mais urgentes questões humanitárias e ambientais contemporâneas”.

Margarida Quintã (1981) é uma arquitecta do Porto. Formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2007). É actualmente doutoranda na EPF Lausanne e no Instituto Superior Técnico, onde desenvolve investigação sobre a problemática do comportamento climático das construções no contexto do continente africano. Trabalha desde 2015 no estúdio Ursa, em parceria com Luís Ribeiro da Silva.

Luís Ribeiro da Silva (1982) é um arquitecto do Porto. Formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde lhe foi atribuído o prémio para o melhor aluno do curso de Arquitectura (2007). Obteve o grau de Mestre na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2010), e doutorou-se no Institute for the History and Theory of Architecture (gta) do ETH, em Zurique (2018). Fundou em 2011 o estúdio Ursa, onde trabalha em parceria com Margarida Quintã.

O Prémio Fernando Távora consiste na atribuição de uma bolsa de viagem no valor de 6.000,00 euros.
Em Outubro do próximo ano, Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva apresentarão uma conferência sobre a viagem realizada no âmbito deste Prémio.

Imagem: ©OASRN





21 de Novembro, 18h00
Sessão técnica Banema - Coimbra

24 Outubro a 22 de Novembro
Exposição ‘Outro Prisma’ no CAAA, Guimarães

Prémio Fernando Távora
Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva vencem a 15ª edição

8ª edição
ARQ OUT 2019 | Mês da Arquitectura

12 de Setembro a 31 de Outubro
Exposição «A Rua Álvares Cabral. Tempos. Representações.»


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais





Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org