Os Hutongs, as ruas tradicionais de Beijing, estão a desaparecer muito rapidamente, sobretudo devido às pressões urbanísticas causadas pelo acelerado desenvolvimento económico actual, na China.
Um projecto visualmente evocativo de uma realidade em rápida transformação mercê de uma extinção acelerada de um ecoambiente urbano de raízes ancestrais. Pretende-se uma dupla valência com a criação deste corpo de imagens; em simultaneamente, um registo com características imagéticas quase de outro tempo e um alerta para a necessidade de olhar de outra forma uma realidade não suficientemente valorizada no presente. Visualmente antecipa o passado de um presente ameaçado.
Na inauguração no CPF foi apresentado o álbum fotográfico «Fading Hutongs», com uma introdução de Yung Ho Chang, arquitecto natural de Beijing e actual Director do Departamento de Arquitectura do MIT, USA. Este trabalho de Júlio de Matos, arquitecto e fotógrafo, foi realizado entre 2005 e 2008 e conta com apoio da OASRN, EPSON e GH Hyatt Beijing.
apresentações passadas:
04 outubro > 02 novembro 08
FADING HUTONGS
por júlio de Matos
Palácio Vila Flor | CCVF, Guimarães
12 setembro > 19 dezembro 08
FADING HUTONGS
por júlio de Matos
Wolk Gallery do MIT School of Architecture Planning, Massachusetts, EUA
12 abril > 29 junho 08
FADING HUTONGS
por júlio de Matos
Centro Português de Fotografia,
Cadeia da Relação, Campo Mártires da Pátria, Porto
|