OASRN



 

em trânsito #19 | 23 de Maio 08, Porto
David Adjaye



"Recent works" é o título da próxima conferência do ciclo “em trânsito” pelo arquitecto inglês David Adjaye que decorre Sexta, dia 23 de Maio, às 21h30, na Casa da Música - Terraço.

A conferência será em inglês, sem tradução, e a entrada é livre (obrigatório levantamento de ingressos na bilheteira da Casa da Música). Esta iniciativa conta com a Casa da Música como parceiro estratégico e com o apoio da Tektónica.

Equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura"

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala (150 lugares)

..............................
David Adjaye,
Adjaye/Associates (UK)

David Adjaye é um dos principais arquitectos britânicos da geração que se afirmou nos anos 90, tendo a sua obra sido apresentada em Portugal e integrada na exposição colectiva “Space Invaders” EXD, Lisboa 2001. Fundou o seu atelier em 1994 e em pouco tempo adquiriu uma reputação ímpar pela visão e sensibilidade artísticas com que trabalha em arquitectura. A engenhosa utilização dos materiais, a habilidade para trabalhar plasticamente a iluminação, proporcionam-lhe a admiração por parte da comunidade da arquitectura bem como do público em geral.
Adjaye/Associates, o atelier que reformou em Junho de 2000, tem contado com um considerável número de encomendas de grande prestígio. Os projectos que desenvolvem variam na escala, público e geografia, colaborando com artistas - como Chris Ofili e Olafur Eliasson – na concepção de exposições, pavilhões temporários tanto no Reino Unido como em Nova Iorque. Recentemente, tem colaborado com grandes centros de arte e edifícios públicos de destaque em Londres, Oslo e Denver, revelando a sua capacidade no que respeita ao entendimento da especificidade de cada edifício e respeito pela integração no meio envolvente.
Foi professor convidado na University of Pennsylvania e é professor convidado na Harvard Graduate School of Design. Antes disso foi tutor na Architectural Association e lecturer no Royal College of Art, onde realizou a sua tese de mestrado em Arquitectura em 1983. No mesmo ano recebeu a RIBA First Prize Bronze Medal, após o que estagiou no David Chipperfield Architects e depois no atelier de Eduardo Souto de Moura.
Em Maio de 2005, a editora Thames & Hudson publicou o seu primeiro livro, David Adjaye Houses: Recyling, Reconfiguring, Rebuilding. Em Janeiro de 2006, a Galeria Whitechapel em Londres acolheu a primeira exposição do seu atelier, ‘David Adjaye: Making Public Buildings’, acompanhada pela edição de um livro com o mesmo título. Esta exposição passou, depois, para o Studio Museum em Harlem (Nova Iorque), pelo Museu de Arte Contemporânea de Denver e pela Arario Gallery em Pequim.
David Adjaye foi também co-apresentador de duas séries de televisão sobre Dreamspaces para a BBC (seis episódios sobre arquitectura contemporânea), e foi protagonista de dois programas de rádio para a BBC, entrevistando os arquitectos Oscar Niemeyer e Charles Correa. Em 2005 apresentou o programa de televisão Building Africa: Architecture of a Continent. Neste momento encontar-se a desenvolver um projecto pessoal no qual pretende documentar cada uma das capitais africanas com o objectivo de culminar numa exposição em Harvard, seguida do lançamento de um livro.
Em Junho de 2007, foi nomeado na lista de aniversário da Rainha de Inglaterra para o OBE (Order of British Empire) Award pela sua obra na área da arquitectura.

ligação ao site David Adjaye

Imagem: R2 Design © direitos reservados

Contactos:
OA-SRN
Pelouro da Cultura
Inês Costa
Rua D. Hugo, 5-7
4050-305 Porto - Portugal
T.: 222 074 250 | F.: 222 074 259 | cultura@oasrn.org

Imagem: R2Design © Museum of Contemporary Art, Denver, Ed Reeve





Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org