OASRN



 

Projecto OQUPAS | Julho 08 - Abril 09
apresentação



Promovido pela Ordem dos Arquitectos / Secção Regional do Norte (OASRN), OQUPAS é um novo programa multicultural que contempla um conjunto de eventos nas áreas cultural e formativa, que se realizarão, numa primeira fase, entre Julho de 2008 e Abril de 2009.

Antecipando e promovendo um projecto de grande relevância, ‘Norte 41º’, que corresponde ao restauro parcial, renovação e ampliação de duas casas existentes na Rua Álvares Cabral, no Porto, obra destinada às novas instalações da OASRN ], OQUPAS é o programa que irá cobrir uma série de intervenções que terão lugar no edifício da futura sede, ao longo do período em que se prepara o início das obras de reformulação.

Este programa pretende também contribuir para a revitalização e requalificação urbana da área em que se implanta (eixo Cedofeita/ R. Álvares Cabral/ Praça da República) a qual, embora localizada no coração da cidade burguesa tem vindo a assistir, como tantas outras zonas similares, a um progressivo abandono da população e consequente declínio da sua vida citadina.

Para além de iniciativas de índole diversa orientadas ao campo arquitectónico, o projecto OQUPAS integra - com objectivo de promover acções que interessem a um público alargado - uma expressiva componente de intervenção multidisciplinar. Assim, está previsto o desenvolvimento de uma programação cultural vocacionada para áreas criativas exteriores à arquitectura, estimulando uma cartografia crítica da realidade circundante e o estabelecimento de colaborações interdisciplinares.

Assumindo cariz experimental e fomentando a inovação, OQUPAS deseja incluir projectos nas áreas da intervenção urbana, dança, música, performance, fotografia, cinema e vídeo, entre outros, actividades para que promotores de todas as áreas criativas serão convidados a apresentar propostas para ocupação das instalações da OASRN.

Julho 2008 - Abril 2009

A primeira fase da acção OQUPAS terá início com a festa de comemoração do 10.º aniversário da Ordem dos Arquitectos, em que se abrirá um espaço requalificado no interior do edifício destinado a acolher a realização de eventos (exposições, conferências, etc.), com escala adequada ao seu dimensionamento (30 lugares sentados).
Encerrar-se-á, este período, com a inauguração da Fachada Efémera, sob a égide da qual se desenvolverá o segundo ciclo de actividades a realizar no âmbito do programa OQUPAS.



Calendarização do Programa OQUPAS


Comemoração do 10º Aniversário da OA
4 e 11 de Julho de 2008


Dia Mundial da Arquitectura | 6 de Outubro de 2008

• Lançamento do concurso para a intervenção Fachada Efémera Pretexto para a realização de um concurso que recorrerá apenas a tecnologia digital, com o objectivo de envolver equipas multidisciplinares que proponham uma nova fachada para o edifício: a Fachada Efémera (que terá a durabilidade do programa OQUPAS) ambiciona-se como fachada/instalação com forte impacto urbano e fachada/expositor demonstrativa das actividades OASRN e da movimentação que está a ocorrer naquele sector de cidade.


Setembro de 2008 | Abril de 2009

• Ciclo de acções de formação 3R / REABILITAR, REUTILIZAR, RECICLAR

Seminários, Workshops e Sessões Técnicas, integrando formação teórica e prática. Neste ciclo serão apresentados conceitos e linhas de orientação para a prática projectual, assim como tecnologias relacionadas com cada tema. Aproveitando ainda a disponibilidade dos edifícios e do pátio como suporte para a intervenção, os cursos e workshops serão dedicados à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

• Ciclo de vídeo DISCURSOS SOBRE ARQUITECTURA

Apresentação das gravações realizadas a propósito das conferências Discursos Sobre Arquitectura, efectuadas na Escola Superior de Belas-Artes do Porto ao longo de 1990, que reuniram arquitectos já então de renome e que hoje em dia detêm uma notabilíssima projecção internacional.

• Tertúlias, que tratarão assuntos diversos do campo da arquitectura e da intervenção urbana; para cada sessão será convidado um arquitecto que orientará e estimulará as conversas.

• Conferências que se articularão - através da apresentação de projectos considerados paradigmáticos - com as temáticas desenvolvidas nas acções de formação entretanto em curso.

• Exposições de arquitectura e de fotografia de arquitectura.

• Ciclos de cinema com temáticas abrangentes que ultrapassem o campo disciplinar da arquitectura e se dirijam a um público mais vasto.

• Instalações em espaço coberto ou no exterior, que decorram de propostas de ocupação realizadas por artistas.


Abril de 2009

• Inauguração da intervenção Fachada Efémera.

• Exposição dos projectos apresentados a concurso.

• ciclo de conferências dedicado ao tema Arte Pública.









Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org