OASRN



 

em trânsito #021 | 8 de Outubro 08, Porto
plasma studio



8 de Outubro, 4ª feira, 22h00
Passos Manuel
em trânsito #021
'Deform › Transform, Multiply › Intensify '
Plasma Studio

O Termo Plasma provem do grego antigo significando ‘formação’, modelar, imaginação, ficção. Na Física o estado de plasma – ou quarto estado da matéria – descreve uma condição especial da matéria na sequência de uma complexa sobreposição de forças exteriores. O Plasma, um campo de partículas electricamente carregadas. A carga elétrica livre faz o plasma ser eletricamente condutor.

Plasma Studio foi fundado por Eva Castro e Holger Kehne em Londres, em 1999, e depressa obteve reconhecimento com uma série de pequenos projectos inovadores de renovação de habitação e comércio em Londres, a que se seguiu a criação de um segundo atelier em Sesto, no Norte de Itália de língua alemã, liderado pela arquitecta Ulla Hell.

O atelier ganhou um reconhecimento maior pelo seu uso da forma e geometria. Cambiantes, pregas e dobras criam continuidades de superfície que não são arbitrárias mas partem de uma organização espacial e estrutural. O espaço expande-se, novas possibilidades surgem, novas experiências emergem. Uma paleta reduzida de materiais e cores e detalhes mínimos são utilizados para deixar que acontecimentos dinâmicos efémeros, como a mudança da luz, de reflexos, dos movimentos de pessoas, possa ser mais notada.

Partindo de uma cuidadosa abordagem do ‘sitio’ e do programa, trabalham-se parâmetros tangíveis e intangíveis, como o material, a iluminação, os usos, ou atmosferas, como forças determinantes do projecto.

O espírito e técnicas de inclusão, colaboração, o uso de ‘modelos de ciclo de vida’ e sustentabilidade, são apoiados pela pesquisa académica na Architectural Association, em Londres, onde ensinam, e a colaboração com consultores de ponta, como Arup. Trabalhando com as ferramentas mais avançadas de CAD, com software sofisticado de análise ambiental e modelação paramétrica de sistemas dinâmicos, Plasma Studio reúne, em simultâneo, projectistas, clientes, consultores e fabricantes num processo de desenvolvimento interactivo e complexo.

Esta combinação de pragmatismo e pensamento radical em todas as escalas da prática está na origem de prémios prestigiados como o ‘Young Architect of the Year Award’ em 2002, ou o ‘Next Generation Design Award’ atribuído pela Architecture Foundation em 2007.

Plasma Studio é o atelier do Reino Unido que Luis Fernandez-Galiano seleccionou para o nº 128 da AV Monographs, que reúne 20 ateliers 'emergentes' de 20 países.

Os projectos para o Hotel Puerta America, em Madrid, ao lado de arquitectos como Zaha Hadid, Jean Nouvel, ou John Pawson, e para o Hotel Strata em Sesto, puderam ser vistos na exposição “Reacção em cadeia: Transformações na Arquitectura do Hotel” que integrou o programa Allgarve’08, em Loulé.

Plasma Studio

Cartaz © R2Design







15.Dezembro.2017
Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org