OASRN

#485

J. Carlos Loureiro Arquitecto | Lançamento do livro

22 a 28 de Maio de 2012

07 EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS
O Ser Urbano nos Caminhos de Nuno Portas | Prolongamento da exposição
até 27 de Maio, Guimarães


Imagens © direitos reservados.

Em virtude da crescente procura e interesse manifestado pela exposição 'O Ser Urbano, nos Caminhos de Nuno Portas', comissariada por Nuno Grande e patente na Fábrica ASA Setor J, Piso 1, prolongar-se-á o respetivo período de abertura ao público até ao dia 27 de Maio no horário habitual.

A exposição, inscrita no ciclo 'Escalas e Territórios', do programa Arte e Arquitectura de Guimarães 2012, "constitui uma abordagem às diversas escalas e formas de pensar e fazer a cidade, tendo como fio condutor a vida e a obra do arquitecto e urbanista Nuno Portas".

"Personagem múltiplo e heterodoxo, Nuno Portas atravessou os momentos fulcrais da cultura urbana portuguesa do último meio século, produzindo obras de referência – no planeamento, na arquitectura, na escrita – que marcam e indexam as diferentes décadas.

O ‘ser’ urbano, aqui entendido como sujeito (a cidade, o autor), mas também como acção (o exercício da urbanidade), é o mote condutor desse seu olhar interdisciplinar: entre o pensamento e a política; entre o projecto e a crítica; entre a investigação e o ensino; entre o cinema e a viagem (duas das suas paixões).

Essas vertentes são evidenciadas na exposição por elementos iconográficos, com recurso à projecção de imagens (extractos de filmes, documentos históricos, entrevistas gravadas); à exibição de fotografias e textos digitalizados e impressos (capas e páginas de livros ou revistas de época, conceitos e parágrafos emblemáticos); à exposição de caixas ou mesas de luz contendo objectos (slides, transparências e maquetas).

Estes elementos são integrados em núcleos temáticos, cuja visita se fará aleatoriamente (sem trajecto expositivo pré-definido) apelando à ideia de ‘deriva urbana’ dentro do próprio recinto do evento".

Mais informações em www.guimaraes2012.pt

 

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#485
J. Carlos Loureiro Arquitecto | Lançamento do livro
22 a 28 de Maio de 2012

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

Coordenação de Projectos e Especialidades

Revit Architecture 2013 (nível 01), 2ª edição

AdobeMuse®: crie e publique o seu site

Google Sketchup 8 (nível 01), 2ª edição

PROTOCOLOS | OASRN

TCAGest.com | Protocolo com OASRN

ADMISSÃO

Comunicado | 1ª Prova 2012

PRÁTICA PROFISSIONAL | OASRN

CAE | Inquérito europeu sobre a profissão

ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA

ARQ OUT | Propostas Mês da Arquitectura

CONCURSOS

Ideias para a Frente de Mar | Exposição

VIII BIAU | Projectos distinguidos

EDIÇÕES

J. Carlos Loureiro Arquitecto | Livro

EMPREGO, ESTÁGIOS, BOLSAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS

Governo do Japão | Bolsas de Estudo

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

O Ser Urbano | Prolongamento da exposição

Federico Soriano | Prática(s) da Arquitectura

Quintas de Leitura | Com Álvaro Domingues

Fotografias(s), Utopia e Arquitectura | Aula

Conferência | Conversa com Souto de Moura

LEGISLAÇÃO

Legislação

NOTÍCIAS

Formação interna OASRN | Serviços encerrados

Declarações de inscrição na OA | actualização