OASRN

2020-10-02 | Notícias | OASRN

Jérémy Pernet é o vencedor do Prémio Master Investigação N41º - 2.ª Edição

Jérémy Pernet é o vencedor do Prémio Master Investigação N41º - 2.ª Edição

Cerimónia de entrega dos Prémios Arquétipo contou com a presença da secretária de Estado Adjunto e da Economia

O arquitecto Jérémy Pernet é o vencedor do Prémio Master de Investigação do Prémios Arquétipo – 2.ª Edição, entregue no passado dia 25 de Setembro pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Dr. João Neves, numa cerimónia que teve lugar na sede da Secção Regional o Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), entidade promotora do galardão e transmitida em streaming.

Jérémy Pernet ganhou o prémio com uma proposta desenvolvida para a FILSTONE. Ao receber este prémio, no valor de 6 mil euros, o arquitecto e a empresa irão desenvolver um protótipo que será apresentado na Concreta 2021 e posteriormente lançado no mercado.

Na mesma ocasião foram entregues os Prémios Inovação N41º, que distinguiram 2 propostas apresentadas às empresas parceiras – Arch SA Valadares e FILSTONE – Comércio de Rochas SA.

“Este é para a Ordem dos Arquitectos um momento especial porque chega ao fim a 2.ª edição do Prémio Arquétipo, um prémio que tem na sua génese um trabalho colaborativo entre a Ordem dos Arquitectos e empresas do sector da construção. Trazer a investigação e a inovação para o centro do processo produtivo é um objectivo que terá, sem dúvida, impacto na competitividade da nossa economia, mas também no reconhecimento público da nossa profissão” referiu Conceição Melo, presidente da OASRN.

A mesma responsável salientou a importância do apoio do Gabinete do Ministério de Estado, da Economia e Transição Digital a esta 2.º Edição e realçou o papel das empresas parceiras. “Estas parcerias que unem técnicos, empresas ligadas à construção, empresas de serviços, órgãos institucionais e governo, são o futuro da nossa economia e da nossa profissão”

“Esta é a segunda edição de um prémio que, faz todo sentido continuar, explorando sinergias entre os arquitectos, técnicos de áreas disciplinares complementares e a produção para encontrar as melhores soluções adaptadas aos desafios emergentes que não podem esquecer a emergência sanitária, climática e ambiental. Este é o desafio do futuro e o que queremos ver desenvolvido nas próximas edições.”

Quanto ao projecto seleccionado pelo júri do concurso para Master de Investigação, o arquitecto Jérémy Pernet explicou que “O projeto pretende estudar a viabilidade em termos construtivos, orçamentais e de uso, de um sistema construtivo em grandes blocos de pedra maciça, no contexto e clima Português. Não se trata só do material que usamos, mas sim de repensar a nossa abordagem da construção. Uma das numerosas vantagens da pedra é a sua grande massa térmica, permitindo uma regulação muito eficiente do clima interior, quando bem estudada. Trata-se então, de encontrar sobriedade na nossa forma de construir e usufruir dos espaços que nos albergam.”

Os Prémios Arquétipo têm como objectivo promover a aproximação entre a Indústria e os arquitectos, procurando ideias com aplicabilidade directa no sector da construção.

Jérémy Pernet considera que “A Indústria precisa do pensamento disruptivo dos arquitetos tanto como os arquitetos precisam da experiência das empresas. Necessitamos de equipas a colaborar, de ver a síntese das competências reunidas a cada projeto para sermos coerentes, eficazes e inovadores. Nesse âmbito, é de enaltecer a iniciativa do prémio Arquétipo.”.

O prémio teve como parceiras as empresas Arch Valadares, FILSTONE e MAPP, que desde o início estiveram receptivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização.

Para além de Jérémy Pernet, foram ainda distinguidos com o Prémio Inovação N41º - ARCH VALADARES o arquitecto José Cardoso que recebeu um prémio de 2.500€. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa Prémio Inovação N41º FILSTONE, ao arquitecto Sérgio Mendes.

VEJA O VÍDEO: https://youtu.be/aNXW7AcvRbo