#494
Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista CVG 2010/2011 | Resultados da 5ª edição
24 a 30 de Julho de 2012
01 CONCURSOS
Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista CVG 2010/2011 | Resultados da 5ª edição

Imagens © direitos reservados.
O Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista, instituído pela Cerâmica do Vale da Gândara, CVG, "destina-se a premiar as obras construídas em tijolo de face à vista, ou com uma preponderante aplicação de tijolo de pavimento (...), que se evidenciem pela sua qualidade arquitectónica e coerência construtiva" *, considerando duas categorias distintas, a Categoria Absoluta e a Categoria Jovem Arquitecto.
Nesta 5ª edição, o Júri, presidido pelo Arq. José Fernando Gonçalves (Presidente da OASRN) e constituído pelo Arq. Nuno Valentim Lopes (designado pela OASRN), pela Arq. Cristina Castelo Branco (designada pela OASRS), pelo Eng. Augusto Vaz Serra (nomeado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro) e pelo Administrador da CVG, Manuel Tedim Maia, decidiu pela atribuição das seguintes distinções, de entre as 34 candidaturas recebidas:
Categoria Absoluta:
Prémio Categoria Absoluta atribuído em ex aequo às seguintes obras:
Escola EB1/JI do Padrão – da autoria do Arq. Nuno Brandão Costa
O Parque Cascais – da autoria do Colectivo Promontório
"Para além da inquestionável qualidade arquitectónica que se revela nos critérios de implantação, resolução do programa e carácter plástico da Escola EBI/JI do Padrão e da escola "O Parque" de Cascais, o emprego do tijolo de face à vista é não só um material de construção presente de modo significativo, mas também fortemente caracterizador das formas e dos espaços. Nas duas obras revela-se uma pesquisa relevante no modo como o sistema de assemblagem do tijolo passa de sistema construtivo a elemento agregador da unidade arquitectónica do edificado."
Categoria Jovem Arquitecto:
Menção Honrosa, atribuída ao Bloco no Avenal da autoria do Arq. João Filipe Miraldo Crisóstomo.
O Júri optou pela atribuição desta Menção Honrosa "(…) dada a qualidade plástica da obra e a inesperada utilização do tijolo para a geração de significação arquitectónica, num programa tradicionalmente pouco trabalhado pelos arquitectos."
Mais informações em www.valegandara.com
* Excertos do Regulamento do Prémio e/ ou da Acta do Júri.
Imagens (de cima para baixo) © direitos reservados:
O Parque Cascais – da autoria do Colectivo Promontório
Escola EB1/JI do Padrão – da autoria do Arq. Nuno Brandão Costa
Bloco no Avenal – da autoria do Arq. João Filipe Miraldo Crisóstomo
Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros
Contacto
mensageiro@oasrn.org