OASRN

#502

Prémio Work in Progress | Projecto Casa 2012 | Inscrições abertas

16 a 22 de Outubro de 2012

19 ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA
ARQ OUT | Mês da Arquitectura - 2ª edição
até 31 de Outubro, vários locais


Imagens © direitos reservados.

A OASRN decidiu, ao longo do presente triénio, alargar as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura (primeira segunda-feira de Outubro), a todo o restante mês, numa iniciativa designada ARQ OUT, por referência ao período de realização, mas também à ideia de incentivar a produção cultural da arquitectura “fora” do seu universo corporativo.

Esta iniciativa, criada em 2011 – edição que ultrapassou aos 10 mil participantes -, tem como objectivo reunir, num único suporte cartográfico, as actividades relacionadas com a Arquitectura e a Cidade a decorrerem na região do Porto durante o mês de Outubro. Inclui também actividades de outras áreas geográficas cuja programação se revele de interesse regional, sendo estas devidamente referenciadas neste suporte cartográfico.

Para criar este mapa a OASRN desafiou cidadãos, instituições e membros da OA – através dos seus órgãos de comunicação –, a apresentarem ideias, projectos e eventos, da sua iniciativa, que gravitassem em torno da Arquitectura e da Cidade, ou que fossem relevantes para a formação profissional e cultural dos arquitectos. Após uma apreciação inicial, por parte da OASRN, esses eventos estão agora inscritos neste roteiro cultural, o qual tem o espaço urbano do Porto como epicentro.

Os eventos mantêm a sua autonomia organizativa e divulgativa, contando, deste modo, com um amplo reforço de difusão por parte dos órgãos de comunicação da OASRN.

Esta 2ª edição ARQ OUT inclui diversas iniciativas – entre festivais, exposições, colóquios, debates, visitas guiadas, lançamentos de livros – realizadas por colectivos institucionais, associativos e outros, de natureza mais espontânea, entre os quais se destacam espaços e grupos emergentes que, fora do âmbito institucional, começam a estabelecer uma interessante teia criativa na região.

A iniciativa ARQ OUT pretende, por isso, ser muito mais do que um roteiro ou um guia cultural para a arquitectura no mês de Outubro; deseja, antes, ser o embrião de uma plataforma colectiva de produção e divulgação, incentivando o contacto “em rede” entre criadores e instituições numa lógica bottom-up.

Neste sentido, convidamos todos a percorrer esta rede cartográfica de eventos, ao longo do mês de Outubro de 2012, contando com o mesmo entusiasmo colectivo no sentido de a alargar já na próxima edição do ARQ OUT em 2013.

ARQ OUT 2012 / Mapa e Programa completo (PDF)

Mais informações sobre as Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2012 e programa actualizado em www.arquitectos.pt, www.oasrn.org, www.oasrs.org.

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#502
Prémio Work in Progress | Projecto Casa 2012 | Inscrições abertas
16 a 22 de Outubro de 2012

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

- Design Universal | Curso

- 3DS Max 2013 para arquitectos | Curso

- Regime Jurídico de Urbanização e Edificação

- Rhino 3D, Nível 2 | Arquitectura | Curso

- Integração de energia fotovoltaica

- Direcção de Obra | Curso

- Artlantis Render | Curso, Pós-laboral

- Revit Architecture 2013 (nível 01) | Curso

- Arkenglish | Curso online de Inglês Técnico

- Normas Urbanísticas da Suíça | Seminário

PROTOCOLOS | OASRN

- Construção Magazine nº 50

- TNSJ, Programação | Caderno Temporada 2012-13

NÚCLEOS | OASRN

- Museu da Água | Visita Guiada

PRÁTICA PROFISSIONAL | OASRN

- Work in Progress | Prémio

- Qual é a nossa situação profissional?

ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA

- ARQ OUT | Mês da Arquitectura - 2ª edição

- Monique Eleb | Conferência em trânsito

- Prémio Tijolo de Face à Vista | Cerimónia

- O Desenho é o Desejo da Inteligência

- Amostra – Reabilitação no Porto

- Cadavre Exquis | Vídeo-reportagem

- Arquitectura Popular em Portugal

- História e Ucronia | Exposição

- Ruin’Arte | Exposição

- Galeria Olga Santos | Ciclo de conferências |

- Eco-Reabilitação | Jornadas de Arquitectura

- A Lapa: o Lugar, o Largo, o Bairro

- Quarteirões Culturais: Experiências e Desafio

- Cidade e Arquitectura | Exposição

- Anuária 2012 | Mostra de trabalhos

- Luanda de Baixo P’ra Cima | Exposição

EMPREGO, ESTÁGIOS, BOLSAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS

- Anuário do Património 2013

- A Tua Casa

- Arquitetura Portuguesa | Call for projects

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

- Património & Reabilitação Urbana | Ciclo

- Conversas sobre Arquitectura e Cinema | Ciclo

- As Cidades na História | I Congresso

- Arrendamento e Investimento Imobiliário

- Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio

- Sustentabilidade e Usos Sociais | Seminário

- Cultura e Desenvolvimento Sustentável

- Archigram Experimental Architecture 1961-1974

LEGISLAÇÃO

- Legislação | Publicação de novos diplomas

NOTÍCIAS

- Formação interna OASRN | Serviços encerrados

- Plataformas Electrónicas | Carta conjunta

- A actividade do Provedor da Arquitectura