OASRN

#502

Prémio Work in Progress | Projecto Casa 2012 | Inscrições abertas

16 a 22 de Outubro de 2012

19 ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA
ARQ OUT | Mês da Arquitectura - 2ª edição
até 31 de Outubro, vários locais


Imagens © direitos reservados.

A OASRN decidiu, ao longo do presente triénio, alargar as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura (primeira segunda-feira de Outubro), a todo o restante mês, numa iniciativa designada ARQ OUT, por referência ao período de realização, mas também à ideia de incentivar a produção cultural da arquitectura “fora” do seu universo corporativo.

Esta iniciativa, criada em 2011 – edição que ultrapassou aos 10 mil participantes -, tem como objectivo reunir, num único suporte cartográfico, as actividades relacionadas com a Arquitectura e a Cidade a decorrerem na região do Porto durante o mês de Outubro. Inclui também actividades de outras áreas geográficas cuja programação se revele de interesse regional, sendo estas devidamente referenciadas neste suporte cartográfico.

Para criar este mapa a OASRN desafiou cidadãos, instituições e membros da OA – através dos seus órgãos de comunicação –, a apresentarem ideias, projectos e eventos, da sua iniciativa, que gravitassem em torno da Arquitectura e da Cidade, ou que fossem relevantes para a formação profissional e cultural dos arquitectos. Após uma apreciação inicial, por parte da OASRN, esses eventos estão agora inscritos neste roteiro cultural, o qual tem o espaço urbano do Porto como epicentro.

Os eventos mantêm a sua autonomia organizativa e divulgativa, contando, deste modo, com um amplo reforço de difusão por parte dos órgãos de comunicação da OASRN.

Esta 2ª edição ARQ OUT inclui diversas iniciativas – entre festivais, exposições, colóquios, debates, visitas guiadas, lançamentos de livros – realizadas por colectivos institucionais, associativos e outros, de natureza mais espontânea, entre os quais se destacam espaços e grupos emergentes que, fora do âmbito institucional, começam a estabelecer uma interessante teia criativa na região.

A iniciativa ARQ OUT pretende, por isso, ser muito mais do que um roteiro ou um guia cultural para a arquitectura no mês de Outubro; deseja, antes, ser o embrião de uma plataforma colectiva de produção e divulgação, incentivando o contacto “em rede” entre criadores e instituições numa lógica bottom-up.

Neste sentido, convidamos todos a percorrer esta rede cartográfica de eventos, ao longo do mês de Outubro de 2012, contando com o mesmo entusiasmo colectivo no sentido de a alargar já na próxima edição do ARQ OUT em 2013.

ARQ OUT 2012 / Mapa e Programa completo (PDF)

Mais informações sobre as Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2012 e programa actualizado em www.arquitectos.pt, www.oasrn.org, www.oasrs.org.

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#502
Prémio Work in Progress | Projecto Casa 2012 | Inscrições abertas
16 a 22 de Outubro de 2012

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

Design Universal | Curso

3DS Max 2013 para arquitectos | Curso

Regime Jurídico de Urbanização e Edificação

Rhino 3D, Nível 2 | Arquitectura | Curso

Integração de energia fotovoltaica

Direcção de Obra | Curso

Artlantis Render | Curso, Pós-laboral

Revit Architecture 2013 (nível 01) | Curso

Arkenglish | Curso online de Inglês Técnico

Normas Urbanísticas da Suíça | Seminário

PROTOCOLOS | OASRN

Construção Magazine nº 50

TNSJ, Programação | Caderno Temporada 2012-13

NÚCLEOS | OASRN

Museu da Água | Visita Guiada

PRÁTICA PROFISSIONAL | OASRN

Work in Progress | Prémio

Qual é a nossa situação profissional?

ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA

ARQ OUT | Mês da Arquitectura - 2ª edição

Monique Eleb | Conferência em trânsito

Prémio Tijolo de Face à Vista | Cerimónia

O Desenho é o Desejo da Inteligência

Amostra – Reabilitação no Porto

Cadavre Exquis | Vídeo-reportagem

Arquitectura Popular em Portugal

História e Ucronia | Exposição

Ruin’Arte | Exposição

Galeria Olga Santos | Ciclo de conferências |

Eco-Reabilitação | Jornadas de Arquitectura

A Lapa: o Lugar, o Largo, o Bairro

Quarteirões Culturais: Experiências e Desafio

Cidade e Arquitectura | Exposição

Anuária 2012 | Mostra de trabalhos

Luanda de Baixo P’ra Cima | Exposição

EMPREGO, ESTÁGIOS, BOLSAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS

Anuário do Património 2013

A Tua Casa

Arquitetura Portuguesa | Call for projects

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

Património & Reabilitação Urbana | Ciclo

Conversas sobre Arquitectura e Cinema | Ciclo

As Cidades na História | I Congresso

Arrendamento e Investimento Imobiliário

Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio

Sustentabilidade e Usos Sociais | Seminário

Cultura e Desenvolvimento Sustentável

Archigram Experimental Architecture 1961-1974

LEGISLAÇÃO

Legislação | Publicação de novos diplomas

NOTÍCIAS

Formação interna OASRN | Serviços encerrados

Plataformas Electrónicas | Carta conjunta

A actividade do Provedor da Arquitectura