#463
OASRN | Novo cartão protocolos
20 a 26 de Dezembro de 2011
06 NOTÍCIAS
Eduardo Souto de Moura | Personalidade do ano da AIEP

Imagens © direitos reservados.
O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi eleito a personalidade do ano para a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, AIEP, por ter promovido a imagem de Portugal internacionalmente e em reconhecimento do Prémio Pritzker, atribuído em Março deste ano (ver mensageiro #427).
A AIEP refere em comunicado que o arquitecto Eduardo Souto de Moura é "um dos mais relevantes arquitectos de sua geração – junto com Álvaro Siza Vieira. (...). A obra de Souto de Moura caracteriza-se por a ter um desenho contemporâneo com ecos da arquitectura tradicional. Mesmo sem recorrer à monumentalidade, as construções que planeia deixam uma marca no seu entorno, numa linguagem que definiu como ‘clara, simples e pragmática’, de alguém que considera a arquitectura como transformação e metamorfose da realidade".
Todos os anos os membros da AIEP são chamados a eleger a personalidade portuguesa que mais se distinguiu pela sua actividade de promoção do nome de Portugal pelo mundo fora. Já em 2002, a AIEP tinha distinguido o arquitecto Álvaro Siza, considerando-o como um "marco da arquitectura mundial".
Em 2011, Eduardo Souto de Moura foi já distinguido com o Prémio Secil de Arquitectura 2010, atribuído à Casa das Histórias Paula Rego pela Secil e pela Ordem dos Arquitecto.
Mais informações em www.aiep.eu
Imagem © direitos reservados.
Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros
Contacto
mensageiro@oasrn.org