#398
Ordem Aberta | Visitas guiadas às instalações actuais da OASRN
22 a 28 de Setembro de 2010
07 EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS
Marques da Silva, um arquitecto do século XX | Apresentação da colecção de monografias
30 de Setembro 2010, Porto

Imagens © direitos reservados.
A Fundação Arquitecto José Marques da Silva, FIMS, promove, a 30 de Setembro, 18h30, no Fórum Fnac de Santa Catarina, a apresentação da sua colecção de monografias sobre algumas das obras mais significativas do arquitecto José Marques da Silva, com a presença dos arquitectos Rui Ramos e Luís Soares Carneiro, da FAUP, e da professora Lúcia Matos, da FBAUP.
"Na passagem do século XIX para o século XX, o prestígio do arquitecto José Marques da Silva (1869-1947) consolida-se ao projectar obras tão emblemáticas como a Estação de S. Bento, o Teatro Nacional de S. João, o Edifício das Quatro Estações, os Liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas, os Armazéns Nascimento, local onde esta dependência da Fnac se encontra agora estabelecida, o Monumento aos Heróis das Guerras Peninsulares, ou a Casa de Serralves. Com a sua actuação e projectos interveio de forma determinante na arquitectura da cidade do Porto, mas a sua intensa prática profissional estende-se ao Norte do País, com obras expressivas em Braga, Barcelos e, de um modo especial, em Guimarães".
A colecção de monografias que a Fundação Marques da Silva, detentora do acervo deste importante arquitecto portuense, tem vindo a promover iniciou-se com o lançamento do livro de António Cardoso, Estação de S. Bento, e conta já com dois volumes publicados em 2010: A Estranheza da Estípite. Marques da Silva e o(s) Teatro(s) de S. João, de Luís Soares Carneiro, e Em Granito. A Arquitectura de Marques da Silva em Guimarães, de André Tavares. No prelo encontra-se um novo número dedicado ao Monumento aos Heróis das Guerras Peninsulares, da autoria de Lúcia Matos.
Mais informações em fims.up.pt
Editor
Filipa de Castro Guerreiro com Carolina Medeiros
Contacto
mensageiro@oasrn.org