OASRN



 

Anúncio do Vencedor
Arquitecta Maria Moita vence 3ª edição do Prémio Fernando Távora



A arquitecta Maria Moita é a vencedora da 3ª edição do Prémio Fernando Távora. O anúncio foi feito pelo Presidente do Júri, Prof. Doutor João Lobo Antunes, no passado dia 7 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Os membros do Júri para a 3ª Edição do Prémio Fernando Távora constituído pelo Prof. Doutor João Lobo Antunes, Arqº Nuno Teotónio Pereira, Arqº Eduardo Souto de Moura, Prof. Doutor José Ferrão Afonso (designado pela Família de Fernando Távora), e pela Arqª Filipa Guerreiro (em representação da OA-SRN), deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio Fernando Távora à proposta “Arquitectura para o desenvolvimento. intervenções de emergência e de permanência no sudoeste asiático” da arquitecta Maria Valladares Pacheco Moita.

"O Júri congratulou-se pela qualidade e excelência de grande parte das propostas concorrentes e reconheceu que o trabalho premiado se distinguia pela convicção, sublinhada no texto submetido na candidatura, que a arquitectura pode e deve ser uma mais valia no processo de reconstrução em locais remotos que sofreram as consequências devastadores de desastres naturais ou bélicos. Salientou ainda duas componentes nesta proposta que importa assinalar: o profundo compromisso para o exercício da cidadania no mundo globalizado; o reconhecimento da importância de propor soluções rigorosas proporcionadas pelos recursos locais que, de algum modo consubstanciam uma linguagem mais depurada, vital para a cultura contemporânea. Quer pela qualidade, quer pelos objectivos, a proposta de Maria Moita honra a obra de Fernando Távora." excerto da acta do júri.

Maria Moita propõe-se visitar países que sofreram as consequências de catástrofes naturais e de conflito bélico (Siri Lanka e Timor Leste). O objectivo da proposta, na sequência da sua experiência em Timor-leste no projecto de construção e reconstrução de escolas, promovido pelo Banco Mundial e Ministério da Educação local, é analisar conceitos de desenvolvimento na perspectiva do arquitecto, ou seja, de que modo pode este construir ou contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e em que medida pode esta intervenção potenciar capacidades locais.

A conferência da Premiada será a 6 de Outubro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

A 3ª edição do Prémio Fernando Távora conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Matosinhos e do Centro de Documentação Álvaro Siza e o patrocínio do Barclays Bank.

Mais informações na página Prémio Fernando Távora > Notícias

Notícias relacionadas na edição #263 do Mensageiro

Imagens: Cerimónia da entrega do Prémio © OASRN direitos reservados







Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org