OASRN



 

Projecto da Futuro Sede OASRN | 2004
apresentação por NPS arquitectos



Sobre o projecto da nova Sede da OASRN

O projecto da nova sede da OASRN decorre do ‘Concurso de concepção para a Elaboração do Projecto das Novas Instalações da Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos’, promovido pela OASRN em 2004.
Participaram 39 equipas, tendo sido atribuídos os seguintes prémios:

1.º Arquitecto Rui Miguel de Oliveira Neto
2.º Nuno Brandão Costa, arquitecto, unipessoal lda
3.º Prémio: Paula Santos, arquitectos lda
1.ª Menção Honrosa Extrastudio- arquitectura, urbanismo e design lda
2.ª Menção Honrosa Arquitecto Valentino Jesus Dias Chambel de Sousa.


Equipa projectista

Arquitectura
Arq.º Rui Neto, Arq.ª Odete Pereira e Arq.º Sérgio Silva
Estruturas
Hipólito de Sousa, Pedro Pinto - Sopsec, S.A.
Hidráulicas | Gás
Diogo Leite, André Apolinário - Sopsec, S.A.
Mecânicas | Térmica
Silva Teixeira, Miguel Portela, Bernardo Ferreira - Rodrigues Gomes Associados, S.A.
Electricidade | Telecomunicações | Segurança
Joaquim Silva - Rodrigues Gomes Associados, S.A.
Acústica
Rui Calejo, Eduarda Silva - Sopsec, S.A.
Lightning designer
Arq.ª Cláudia Costa
Restauro
Gabriella Casella - Cariátides, Lda
Consultadoria
Miguel Nery


Sinopse do projecto

As tipologias de intervenção definem-se em restauro, reabilitação e construção.
As três impuseram-se naturalmente em função do estado de conservação dos edifícios existentes bem como do programa a introduzir.
Um dos edifícios existentes em função do relativo bom estado de conservação e qualidade dos elementos decorativos é alvo de uma operação de restauro.
O edifício gémeo em função do seu mau estado será alvo de reabilitação, mantendo o carácter tipológico original, mas sendo objecto de depuração dos elementos decorativos.
É proposto uma nova construção que ocupará o interior do lote, no local onde os anexos aos edifícios principais serão demolidos.
O edifício proposto, em forma de “U” dá origem a um pátio central e unirá os edifícios existentes, criando uma permeabilidade e ligação tipológica entre os espaços existentes e propostos.
A organização do piso térreo estabelece como principio a ideia de vasos comunicantes, em que os percursos e a leitura espacial criam um circuito dinâmico contínuo e de fácil percepção, sendo o acesso público feito através do edifício novo, comunicando com os edifícios existentes O princípio construtivo da proposta baseia-se na tensão de uma massa flutuante, que se “apoia” num plano de vidro.
Jogo de suspensão em que a matéria mais pesada levita sobre a matéria mais leve, em antítese à construção típica que se alicerça no terreno.


Sinopse do projecto de instalação do programa OQUPAS

A proposta para o projecto OQUPAS, no local da Futura Sede da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte, na Rua Alvares Cabral, baseia-se na sugestão implícita do Projecto das Novas Instalações. A sugestão assenta em dois factores determinantes ao reconhecimento do Projecto: A demolição e a construção.
A demolição: A proposta denuncia o que irá ser subtraído à actual composição do lote. Os elementos a eliminar, adicionados ao longo do tempo, aos dois edifícios principais, serão totalmente revestidos por cartazes publicitários, produzindo um invólucro, uma embalagem, que informa implicitamente a volumetria que envolve.
Tal abordagem poderá inferir a diversas leituras, importando-nos no entanto salientar para além da denúncia, referente à sua demolição, o trazer para o interior do lote os indícios da ocupação urbana. De forma exacerbada é certo, nas sublinhando este carácter cénico da fachada que limita o espaço exterior, mas contem no seu interior espaços muitas vezes já sem vida.
A construção: Como elemento suporte das infra-estruturas necessárias aos diversos acontecimentos previstos, será acrescentado ao espaço uma “impressão” que recria os limites físicos do edifício novo, bem como a futura proporção do pátio de distribuição interna das Novas Instalações.
Um “U”, efectuado numa estrutura efémera vinculada a um uso construtivo, contém a iluminação, elementos de projecção, e outros componentes indispensáveis ao uso do local. No interior de um dos edifícios existentes e de forma pontual alguns elementos constringem percursos e adequam o espaço para os usos mais ou menos voláteis, que irão ocupar as diferentes salas.


Sobre os edifícios da futura sede da OASRN

As duas casas de António José Gomes Samagaio na Rua Álvares Cabral. Metamorfoses de espaços de intimidade num espaço da cidade. ‘texto de Maria do Carmo Marques Pires’









Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org