OASRN



009

A FORMA ÉTICA DA ARQUITECTURA
TEOTÓNIO SANTOS, Núcleo Braga

8.ABR.2002
 

Num tempo da facilidade de passagem de imagens e de padrões estéticos através dos media, é oportuno interrogarmo-nos se existe uma componente ética intrínseca ao objecto arquitectónico edificado.
Dito de outro modo, será que a arquitectura é apenas o somatório de modelos, supostamente actuais, modernos, ou tecnologicamente correctos, cuja qualidade final resulta da destreza com que esses modelos são manipulados? Ou será que realmente existe uma expressão ética latente na arquitectura? E se sim de que forma ela se exprime?
Os colegas autores do projecto do Cemitério de Monchique em Guimarães, possuem a meu ver essa capacidade de, através do seu trabalho, tornarem evidente essa qualidade ética da arquitectura. Obviamente, dominam as ferramentas do projecto, denotam uma visão crítica da história da arquitectura e têm certamente, uma atenção particular ás tendências mais actuais da arquitectura contemporânea.
É pois com agrado que, através desta obra, procuramos construir os mecanismos da crítica e análise que nos permitam separar o trigo do joio, e de novo “Saber Ver Arquitectura”.


Conversas de Arquitectos com Maria Manuel Brito e Pedro Mendo, Braga, Maio 2002

 
 



  DOIS ARQUITECTOS E UMA REFLEXÃO
TEOTÓNIO SANTOS, Núcleo de Braga





Não existem textos relacionados.