OASRN



023

BARREIRAS ARQUITECTÓNICAS
SUSANA MACHADO

3.DEZ.2002
 

“Barreiras Arquitectónicas, Mobilidade e Integração Sócio-Profissional” foi o tema do debate organizado pela Liga de Deficientes e Amigos Felgueirenses, em Felgueiras, a 3 de Dezembro. Tratando-se de mais um evento de informação e sensibilização do público em geral, com incidência num tema actual e essencial para o profissional Arquitecto que é o de assegurar a todos os cidadãos o Direito à Arquitectura, a OA-SRN fez-se representar neste evento intervindo nos trabalhos.

A OA-SRN reconhece ser esta matéria de relevante interesse, por considerar que o meio edificado tem um papel determinante na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento do País e que a existência de barreiras arquitectónicas em equipamentos colectivos, edifícios públicos e via pública, atenta contra o direito fundamental de todos os cidadãos à igualdade de oportunidades.

No passado mês de Julho, a OA estabeleceu, que todos os seus novos membros receberão formação sobre o tema DESENHO UNIVERSAL E ACESSIBILIDADES, no âmbito do processo de admissão, enquadrando o tema no universo da prática da arquitectura e no exercício do direito de cidadania de cada um de nós.

Temos a plena noção de que todos os esforços de sensibilização do público e de formação dos profissionais são fundamentais, atendendo à realidade do nosso País. As oportunidades sociais das pessoas com mobilidade condicionada, surgem ao ser garantido, pela sociedade em geral, condições de igualdade para todos, permitindo autonomia para os que possuem necessidades especiais de mobilidade.




 
 


No existem textos relacionados.






No existem textos relacionados.