OASRN

2013-04-15 | Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso | Resultados da 2.ª edição

 

Resultados da 2ª edição
Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso


Nesta segunda edição do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo, instituído pela Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST), o Júri congratulou-se “(…) com a qualidade geral dos projetos/obras presentes a concurso, e em particular com as obras concorrentes, números 1: Centro de Relacionamento com Clientes, Portugal Telecom, 2: Escola Secundária Tomaz Pelayo (Remodelação e Ampliação) e 3: Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, por considerar que estas três obras são de elevado nível, tanto observadas no panorama nacional como internacional e são uma referência para a arquitetura portuguesa.”*

No entanto “pela forma abrangente e completa como se acham observados os objetivos que estão na base da distinção das obras a concurso”*, o Júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio Municipal de Arquitetura e Urbanismo a:

Obra:                Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso
Autor:               Arquiteto Álvaro Siza
Promotor:         Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso
Construtor:      EMPRIPAR





Imagens © direitos reservados.

Da obra, o Júri destacou a "(...) adequação às circunstâncias e rigor orçamental, que se traduzem em soluções construtivas económicas, mas excepcionalmente trabalhadas, de modo a adaptarem-se às condições e programa. O rigor e sobriedade da solução atribuem-lhe características pedagógicas e de atitude profissional, na qual ressalta a modéstia, que no seu conjunto são uma virtude rara nos nossos dias, ainda mais se aplicada a um arquiteto de nome internacional como o é Álvaro Siza.

Esta obra distingue-se também pela disciplina posta no processo conceptual, que se traduz na coerência entre arquitetura e construção, no rigor do detalhe e na adequação e respeito pelos materiais e técnicas construtivas.

Este edifício é testemunho construído, quer do ponto de vista da sua concepção, quer sob o ponto de vista tecnológico e da construção, da forma exemplar como a Arquitectura, resulta do respeito e da observância rigorosa do projecto, num processo de colaboração ativa e comprometida entre todos os agentes intervenientes.

Este edifício constitui-se como uma incontornável referência municipal, nacional e internacional.
"*

* Excertos do Relatório do Júri.

O Júri desta edição foi constituído por:
- Eng.º António Alberto de Castro Fernandes, presidente da CMST;
- Arqt.ª Fátima Fernandes, designada pela OASRN;
- Arqt.º João Álvaro Rocha, vencedor da 1.ª edição do Prémio;
- Arqt.ª Paisagista Ana Sistelo, designada pela CMST;
- Arqt.º José António Lopes, designado pela CMST;
- Eng.ª Rosa Maria Costa, convidada pela CMST;
- Arqt.º Manuel Fernandes de Sá, convidado pela CMST.


A sessão pública de entrega do Prémio decorrerá no próximo dia 17 de Setembro de 2013, pelas 18:30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Santo Tirso.

Para mais informações contactar:
Câmara Municipal de Santo Tirso,
Departamento de Planeamento e Habitação,
Praça 25 de Abril ,
4780-373 SANTO TIRSO
T. 252 830 400
E. gap@cm-stirso.pt; dph@cm-stirso.pt.


...........................................................................................................................................................................................................

Candidaturas até 31 de Maio de 2013


Encontra-se a decorrer, até ao final de Maio, o prazo para entrega de candidaturas à 2.ª edição do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo, instituído pela Câmara Municipal de S. Tirso.

O Prémio, de edição bienal, tem como objectivo distinguir as intervenções "que se afirmem como exemplos de transformação qualitativa do contexto urbano, nomeadamente pela sua capacidade de integração na cidade e produção de espaço público qualificado, cuja linguagem arquitectónica e a clareza do conceito adoptados constituam factores de comunicação duma estratégia de intervenção urbana e cuja finalidade da obra se distinga pelo cuidado demonstrado, na articulação de materiais, na adopção de técnicas construtivas adequadas e inovação tecnológica bem como pela correcção da sua execução."
A esta segunda edição o Prémio poderão candidatar-se todas as obras de arquitectura e urbanismo, da autoria de arquitectos e/ou de arquitectos paisagistas (no caso de obras de urbanismo), realizadas na área geográfica do município de Santo Tirso, concluídas a partir de 30 de Abril de 2009.

O Prémio prevê a atribuição de um valor pecuniário de €5.000,00, a dividir entre o autor do projecto de arquitectura, o promotor e o construtor da obra. O Júri poderá ainda atribuir até quatro Menções Honrosas, de carácter não pecuniário.

O Júri será constituído por:
- Eng.º Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, que presidirá;
- Arqt.ª Fátima Fernandes, designada pela OASRN;
- Arqt.º João Álvaro Rocha, vencedor da 1.ª edição do Prémio;
- Arqt.ª Paisagista Ana Sistelo, designada pela CMST;
- Arqt.º José António Lopes, designado pela CMST;
- Eng.ª Rosa Maria Costa, convidada pela CMST;
- Arqt.º Manuel Fernandes de Sá, convidado pela CMST.


As candidaturas deverão ser entregues até às 17 horas do dia 31 de Maio de 2013, na Secretaria do Departamento de Planeamento e Habitação da Câmara Municipal de S. Tirso, podendo os documentos de candidatura (à execpção dos painéis) ser submetidas electronicamente através do Balcão on-line, em www.cm-stirso.pt.

Consulte aqui a informação sobre o Prémio (Aviso e o Regulamento) disponivel através do Balcão On-line do site da Câmara Municipal de Santo Tirso.


Para mais informações contactar:
Câmara Municipal de Santo Tirso,
Departamento de Planeamento e Habitação,
Praça 25 de Abril ,
4780-373 SANTO TIRSO
T. 252 830 400
E. gap@cm-stirso.pt; dph@cm-stirso.pt.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------