Reabilitar. Habitar | Congresso Concreta
O projecto para as Novas Instalações da OASRN será apresentado no 'Congresso Concreta 2009', evento que será também marcado pela presença de Eduardo Souto de Moura e Kazuo Sejima e Ryue Nishizawa.
'Reabilitar . Habitar' é o tema do 'Congresso Concreta 2009' que decorrerá a 21 e 22 de Outubro no Grande Auditório da Exponor, em Leça da Palmeira. Com coordenação científica de Cannatá & Fernandes arquitectos, o Congresso resulta do esforço conjunto da Associação de Industriais da Construção Civil e Obras Publicas, AICCOPN, Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção, APCMC, Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos OASRN, Ordem dos Engenheiros OERN, sob a coordenação da Associação Empresarial de Portugal, AEP, e da Feira Internacional do Porto EXPONOR.
O tema da Reabilitação será abordado sob diversas perspectivas - reabilitação do património edificado dos centros antigos, regeneração urbana através de novos equipamentos estruturantes, reabilitação de infra-estruturas e pontes, fiscalidade e legislação, financiamento, entre outras.
Serão apresentados pelos seus autores alguns casos de estudo:
- Novo Polo de Serralves - SANAA/Sejima e Nishizawa e Cannatá & Fernandes
- Metro do Porto - Eduardo Souto de Moura
- Novas Instalações da OASRN, uma apresentação conjunta do projecto pelos seus autores NPS Arquitectos, com os responsáveis pela componente de restauro - Gabriela Casella, de sustentabilidade - Manuel Pinheiro e eficiência energética - Ricardo Sá.
A Ordem dos Arquitectos, participa também, a 22 de Outubro, 10h00 - 13h00, com uma comunicação do assessor jurídico do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Dr. Gonçalo Menéres Pimentel sobre o tema do Financiamento dos Projectos, tema este praticamente ausente da reflexão pública sobre o sector da construção e que, sob o enquadramento da Reabilitação, nos parece absolutamente oportuno e urgente colocar na agenda pública.
Nenhuma das recentes medidas de incentivo da reabilitação aborda o financiamento dos Projectos e Estudos Preliminares (levantamentos Arquitectónicos, Diagnósticos do estado de Conservação dos Materiais, Estudos Históricos ou Arqueológicos, etc.), enquanto a percepção geral dos projectistas é que o financiamento dos projectos não é independente da aprovação do financiamento da obra, levando os promotores, quer públicos quer privados, a exigirem aos projectistas serem estes a financiarem as candidaturas a incentivos até estas serem aprovadas, através da prestação temporariamente gratuita dos seus serviços, podendo até nunca vir a serem remunerados caso a candidatura à obra não seja aprovada.
A OASRN convidou o Dr. Meneres Pimentel a (ver documento anexo com o teor do convite.):
- identificar e avaliar os financiamentos a projectos existentes para: - privados, nomeadamente através de empréstimos bancários, ou de programas estatais de reabilitação como o RECRIA e SOLARH; - entidades públicas, nomeadamente através de programas como o QREN; contra-propor alternativas que pudessem contemplar autonomamente o financiamento dos projectos e estudos preliminares;
- avaliar sob a perspectiva fiscal o panorama relativamente a benefícios dos custos com projectos e estudos, e medidas a propor à administração central.
O Presidente da OA, João Belo Rodeia, estará presente na sessão inaugural, e a Presidente da OASRN, Teresa Novais, exercerá a função de moderadora no 2º painel, a 21 de Outubro.
Inscrições, programa e e outras informações em www.concreta.exponor.pt
No contexto do congresso Concreta 2009, Teresa Novais, Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte da OA, respondeu a 3 questões sobre o tema 'Reabilitar.Habitar', para integrar um Caderno especial do
Diário Económico
Imagens:
Novas instalações da OASRN - NPS arquitectos
Novo Polo de Serralves - SANAA/Sejima e Nishizawa e Cannatá & Fernandes
Metro do Porto - Eduardo Souto de Moura
© direitos reservados
|