OASRN



 

Discursos (Re)visitados
2 de Fev a 20 Abril 2010
Reposição das Conferências
“Discursos sobre Arquitectura”, FAUP, 1990


vídeos das apresentações disponíveis para visualização



“Discursos sobre arquitectura”* foi um ciclo de conferências que reuniu, em 1990, no Auditório da Escola Superior das Belas Artes do Porto, um conjunto notável de arquitectos.
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto marcava assim a entrada na última década do século com uma iniciativa de grande alcance e ambição.
Alguns nomes, então numa primeira fase das suas carreiras, como Jacques Herzog e Peter Zumthor seriam mais tarde reconhecidos com o Prémio Pritzker.
James Stirling, uma figura central da arquitectura do pós-guerra, faria aqui uma das suas últimas conferências.
Para aqueles que na altura puderam presenciar as conferências, estudantes de arquitectura, arquitectos e professores, o ambiente era intenso e a expectativa do encontro com algumas das figuras já míticas da arquitectura contemporânea pairava no ar.

Passados 20 anos, muitas coisas mudaram na arquitectura, embora também muitas outras se mantenham inalteradas.
A iniciativa que apresentamos visa, por um lado, celebrar o ciclo de conferências de 1990 e, por outro, questionar o que a passagem do tempo fez àquilo que se ouviu e foi mostrado.
O que permanece hoje dos “Discursos de Arquitectura” de 1990, lançados por personagens tão diversos como Giorgio Grassi e David Chipperfield?
Será que aquilo que perdeu pertinência nesses “discursos” pode ter ganho patine e uma inteligência mais funda?
Como é que o discurso destes arquitectos por vezes poético, outras vezes meramente circunstancial, resiste ao passar de 20 anos?

Poderemos então reencontrar a voz de Fernando Távora e de Álvaro Siza representando o contexto nacional; Stirling, Grassi e Rafael Moneo como nomes representativos de uma influente geração “pós-moderna”; Jacques Herzog, Peter Zumthor e David Chipperfield, hoje centrais na cena contemporânea; Bernardo Secchi, um teórico maior do urbanismo em Itália; e Kenneth Frampton, que com o conceito de “regionalismo crítico” inscreveu a arquitectura do Porto, e de Siza em particular, no contexto internacional dos anos 80.

Ao ser lançada esta reposição de um conjunto seleccionado de 10 conferências, olhando para trás, pretende-se também discutir o futuro da arquitectura.
Como diz José Gil, nem sempre no nosso país é feita a “inscrição” do que acontece.
Este ciclo pretende “inscrever” os Discursos de Arquitectura no espaço contemporâneo.
Por isso, convidámos um conjunto de arquitectos e críticos para apresentar e debater, em 2010, os “discursos” e os seus ecos futurantes de 1990.

Jorge Figueira


*O ciclo Discursos sobre Arquitectura foi organizado, em 1990, por Carlos Machado, Eduardo Souto de Moura, João Pedro Serôdio, José Bernardo Távora, José Paulo dos Santos, Manuel Mendes.

Programa

2 Fev
FERNANDO TÁVORA
apresentação por Alexandre Alves Costa
Debate
Eduardo Souto de Moura
Manuel Mendes
Carlos Machado

9 Fev
DAVID CHIPPERFIELD
apresentação por Jorge Carvalho

23 Fev
ÁLVARO SIZA
apresentação por Jorge Figueira

2 Março
KENNETH FRAMPTON
apresentação por Paulo Martins Barata

9 Março
JACQUES HERZOG
apresentação por
João Pedro Serôdio e Nuno Brandão Costa


16 Março
PETER ZUMTHOR
apresentação por
Paulo Providência

23 Março
JAMES STIRLING
apresentação por Sergio Fernandez

30 Março
BERNARDO SECCHI
apresentação por Nuno Portas

6 Abril
GIORGIO GRASSI
apresentação por Francisco Barata

20 Abril
RAFAEL MONEO
apresentação por Gonçalo Byrne
Debate
Nuno Grande
Luís Tavares Pereira
Luís Santiago Baptista

Terças-feiras, 21h30
Cinema Passos Manuel

Bilhete: 2,00 euros

Locais de venda:
Secretaria da OASRN [2ª a 6ª, 10h00-18h00]
FAUP [2ª a 6ª, 09h00-12h30, 14h00-17h30]

As conferências serão exibidas na versão original, sem legendagem. Conversão de VHS para DVD.

* Venda de bilhetes:

Os bilhetes estarão disponíveis a partir das 10h00 da 2ª feira da semana que antecede cada sessão.
Este horário é também válido para os pedidos de reserva (só serão considerados válidos os pedidos recebidos a partir das 10h00 da referida data).

Cada pessoa poderá comprar, no máximo, 4 bilhetes

Reservas
Será possível efectuar reservas, num máximo de 2 bilhetes por pessoa. As reservas serão feitas através do e-mail secretaria@oasrn.org ou sre@arq.up.pt e serão apenas válidas se reunirem os seguintes elementos:
- nome completo;
- morada;
- telefone (contacto mais directo);
- NIF;

Após o envio do pedido de reserva, deverá aguardar confirmação de disponibilidade de bilhete por e-mail. Só após a recepção do e-mail de confirmação deverá enviar comprovativo de pagamento por transferência bancária para a conta do MILLENNIUM BCP (NIB 00 33 00 00 45 216 135 5200.5), até às 18h00 do dia em que receber a confirmação de reserva.

As reservas serão consideradas por ordem cronológica de chegada e apenas abertas no período de tempo acima referido, de acordo com o horário de atendimento dos respectivos serviços (Secretaria da OASRN e Serviço de Relações Públicas e Internacionais da FAUP).

As reservas estão sujeitas à lotação da sala.

• É obrigatória a apresentação de bilhete para ter acesso à sala; • Dez minutos após o início do evento, os bilhetes não levantados serão novamente colocados à venda; • Por motivos imprevistos, o programa pode estar sujeito a alterações; • Se, por motivos de força maior, o evento for cancelado, o valor dos bilhetes será reembolsado na Secretaria da OASRN aos espectadores que o exigirem – no prazo de 30 dias a contar da data prevista para a iniciativa; • No caso de a data do evento ser alterada, o bilhete adquirido será válido para a data definitiva; • Não são autorizadas quaisquer filmagens, gravações áudio ou fotografias; • Devem ser desligados, antes do início do evento, todos os telemóveis, telebips e relógios com sinal sonoro; • Uma vez iniciado o evento, os lugares livres serão disponibilizados para venda; • Agradecemos a confirmação de todos os dados dos bilhetes no acto da compra. Não se efectuarão trocas ou devoluções.

Contactos

OASRN
T 351 222 074 251
cultura@oasrn.org
www.oasrn.org


FAUP
T 351 226 057 115
sre@arq.up.pt
www.arq.up.pt

Organização: Ordem dos Arquitectos - SRN em parceria com Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Comissário convidado: Jorge Figueira
Apoio: Passos Manuel; Sinalvídeo; Flymedia
Patrocínio: AXA
Design: R2 Design
Agradecimento:TVUP


Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, cada sessão equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Os Certificados deverão ser levantados no final da Conferência. Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui

Programa sujeito a alterações, sem aviso prévio.






Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org