OASRN

#504

Go Hasegawa e Tetsuo Kondo: Recent works | Conferência em trânsito #044

30 de Outubro a 5 de Novembro de 2012

07 EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS
Go Hasegawa e Tetsuo Kondo: Recent works | Conferência em trânsito #044
5 de Novembro, Porto


Imagens © direitos reservados.

A OASRN promove em parceria com Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, EU Japan Fest Japan Committee, Núcleo de Arquitectos da Região de Braga, NARB, e Index Newspaper, a conferência 'em trânsito' #044 com os arquitectos japoneses Go Hasegawa e Tetsuo Kondo, dedicada ao tema 'Recent works', a ter lugar no dia 5 de Novembro, às 22h00, na Casa da Música - Sala 2, no Porto.

Os bilhetes para a conferência no Porto custam 4,00 euros e estão disponíveis para venda na bilheteira da Casa da Música.

A arquitectura japonesa, vista a partir de fora, apresenta uma realidade de continuidade discreta, geração atrás de geração a reinventar a prática arquitectónica em continuum. Uma espécie de "responsabilidade colectiva dos arquitectos japoneses" nas palavras de Hans Ulrich Obrist, numa ‘linhagem’ que pode ser traçada, no caso de Tetsuo Kondo, a Kunyo Maekawa, aprendiz de Le Corbusier e associado no Japão de Frank Lloyd Wright, que influenciou Kenzo Tange, que conduziu depois à geração do metabolismo, a Isozaki ou Shinohara.

Depois vieram Toyo Ito, com quem Sejima trabalhou, e sucessivamente, Ryue Nishizawa começou a trabalhar no atelier de Sejima, com quem criou o atelier SANAA de onde Tetsuo Kondo, Junya Ishigami e outros saíram e, no caso de Go Hasegawa, a um conjunto de figuras da arquitectura japonesa, do Instituto de Tecnologia de Tokyo (ITT), que "começaram a sua carreira através da experiência empírica sobre a arquitectura vernacular japonesa e a tipologia da residência unifamiliar, seguida de um uso instrumental do seu resultado nos seus próprios projectos" (Thomas Daniell), que tem início em Kyioshi Seike, um modernista inovador formado no ITT em 1943, que teve como aluno Kazuo Shinohara (1953) que, por sua vez, teve como aluno Kazunari Sakamoto (1966), com uma obra discreta e quase banal de trabalho sobre a escala, proporção e os enfiamentos visuais, cujo aluno mais famoso foi Yoshiharu Tsukamoto (atelier Bow Wow, 1987), de quem Hasegawa foi também aluno.

Go Hasegawa (Saitama, Japão, 1977) formou-se no Instituto de Tecnologia de Tokyo em 2002, sob a orientação de Yoshiharu Tsukamoto e criou o atelier Go Hasegawa & Associates em 2005, depois de um breve período em que trabalhou com Taira Nishizawa. Em 2012 começou a ensinar na Accademia di Architettura di Mendrisio, na Suíça italiana, que acumula com as aulas na Universidade onde se formou, onde continua uma linhagem de alguns dos mais importantes projectistas, professores e pensadores japoneses sobre o tema da arquitectura residencial. O atelier apresenta um conjunto de pequenas casas construídas (de dimensão média para a escala do Japão), que mereceram uma imediata atenção da crítica no Japão e internacionalmente, incluindo o famoso prémio Shinkenchiku em 2008 pela “Casa em Sakuradai” em Mie, ou o Prémio de Arquitectura Residencial, da congénere japonesa da Ordem dos Arquitectos, em 2007, com a “casa na Floresta” em Nagano, que mereceu também a capa da Architectural Review inglesa. Com a exposição monográfica na TOTO Gallery MA em Tokyo, foi publicada a primeira antologia do seu trabalho - "Go Hasegawa Works", em 2012.

Tetsuo Kondo (Ehime, Japão, 1975) formou-se no Instituto de Tecnologia de Nagoya em 1999, e nesse ano começou a trabalhar no atelier SANAA, até 2006, data em que formou o seu próprio atelier Tetsuo Kondo Architects. Ensina na Universidade Hosei, Universidade Feminina Japonesa, onde Sejima também ensina. O seu trabalho foi rapidamente reconhecido internacionalmente, incluindo os prémios para a Arquitectura Residencial, da congénere japonesa da Ordem dos Arquitectos, em 2008, com a obra da “Casa com Jardins” em Kanagawa, ou a selecção para o prémio House da Architectural Review, em 2011, ou os convites para a construção de instalações temporárias na 12ª Bienal de Arquitectura de Veneza em 2010 “Cloudscapes” (com Transsolar) e Festival LIFT11, em Tallin, Estónia, “A Path in the Forest “, no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2011.

As conferências serão proferidas em inglês, sem tradução.

Esta conferência integra um conjunto alargado de conversas abertas com os arquitectos Tetsuo Kondo (4 de Novembro, às 9h30) e Go Hasegawa (7 de Novembro, 9h30) a decorrerem na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, EAUM.

Mais informações em www.oasrn.org e narb.com.pt.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência na presente conferência  equivale a 1 (um) crédito de "Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura".


Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#504
Go Hasegawa e Tetsuo Kondo: Recent works | Conferência em trânsito #044
30 de Outubro a 5 de Novembro de 2012

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

OA como referencial de qualidade na Formação

Regime Jurídico de Urbanização e Edificação

Radioactividade natural | Sessão

Rhino 3D, Nível 2 | Arquitectura | Curso

Artlantis Render | Curso, Pós-laboral

Integração de energia fotovoltaica | Curso

História da Arquitectura Moderna | Curso

Revit Architecture 2013 (nível 01) | Curso

PROTOCOLOS | OASRN

ITeCons | Protocolo

ADMISSÃO

Estatuto e Deontologia | Resultados

PRÁTICA PROFISSIONAL | OASRN

Projecto Casa 2012 | Inscrições abertas

Reabilitação Urbana | Incentivos Fiscais

ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA

ARQ OUT | Mês da Arquitectura - 2ª edição

Anuária 2012 | Mostra de trabalhos

O Desenho é o Desejo da Inteligência

Arquitectura Popular em Portugal

Luanda de Baixo P’ra Cima | Exposição

EDITORIAL

Reabilitação e Regeneração Urbana no Porto

EMPREGO, ESTÁGIOS, BOLSAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS

Boletim Arquitectos | Call for papers

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

Go Hasegawa e Tetsuo Kondo | Conferência

Contemporary Modes of Production | Simpósio

Ciclo de Conferências C.F.M.+D.T.W.

Remade in Portugal | Exposição

Eduardo Souto de Moura - Concursos

Concurso Internacional Narrativa Fotográfica

LEGISLAÇÃO

Legislação | Exercício da Profissão

NOTÍCIAS

Arquitectura Portuguesa | Call for projects