OASRN

#531

Espacio Público: Discurso, Arquitectura y Acción | Conferência por Manuel Delgado

7 a 13 de Maio de 2013

07 EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS
Ciclo A Cidade Resgatada | Conferência de Manuel Delgado
15 de Maio, Porto


Imagens © direitos reservados.

No dia 15 de Maio, 4ª feira, às 21h30*, no Auditório de Serralves, tem lugar a 3ª conferência do Ciclo de Conferências A Cidade Resgatada com o antropólogo catalão Manuel Delgado com a apresentação 'Espacio Público: Discurso, Arquitectura y Acción'. A sessão vai ter o comentário final de Filomena Silvano, antropóloga e Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Manuel Delgado (Barcelona, 1956) é licenciado em História de Arte e Doutorado em Antropologia pela Universidade de Barcelona. Integrou os Estudos de Terceiro Ciclo na Section de Sciences Réligieuses de l’École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Paris. Desde 1986, é Professor de Antropologia Religiosa no Departamento de Antropologia Social da Universidade de Barcelona. É ainda Coordenador dos grupos de investigação GRECS (Grup de Recerca en Exclusió i Control Socials) e GTEEP (Grup Treball Etnografia del Espais Públics). Entre outras actividades, tem leccionado em várias universidades estrangeiras e integra a equipa editorial de diversas revistas de Antropologia e Desenho Urbano.

O Ciclo de Conferências e de Conversas Públicas, denominado A Cidade Resgatada, organizado pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (Pelouros da Cultura, Comunicação e Norte 41º), aprofunda o debate, iniciado em 2012, sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional. Com este debate não se pretende apenas “resgatar” o protagonismo dos centros consolidados; deseja-se abarcar a cidade mais alargada, sobretudo as franjas e os vazios pós-industriais, procurando perceber o seu papel estratégico nessa regeneração. Deseja-se, enfim, que esses processos sejam participados e debatidos interdisciplinarmente, englobando os contributos do Urbanismo, da Arquitectura, do Paisagismo, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia.

Este ciclo acompanhará outras iniciativas, como a realização de um Concurso Público de Desenho Urbano e de um Seminário Internacional, os quais concentrarão o debate em áreas urbanas concretas, tendo o tecido do Porto como caso-de-estudo. Esta programação tem o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, CGD.

Os bilhetes, com o preço único de 4 euros, estão disponíveis para venda em exclusivo na Fundação de Serralves (2ª feira a Domingo, 10h00-18h45).

A conferência será proferida em espanhol, sem tradução.

*Devido à transmissão do jogo da final para a Liga Europa 2013, a sessão vai ter início meia hora mais tarde, às 22h00.

Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Mais informações em www.oasrn.org > Cultura

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a conferência equivale a 1 (um) crédito de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.

Conheça em www.norte41.org os patrocinadores, empresas apoiantes e Fundadores Norte 41º.

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#531
Espacio Público: Discurso, Arquitectura y Acción | Conferência por Manuel Delgado
7 a 13 de Maio de 2013

Editor
Ana Maio, Nuno Grande e Carolina Medeiros

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

A economia em obras de reabilitação

Grasshopper | Curso (novas datas)

Microsoft Project para Arquitectos – Nível 1

Internacionalização: métodos e ferramentas

Revit Architecture 2013 (nivel 02)

PRÁTICA PROFISSIONAL | OASRN

Barreiras à Implementação da Acessibilidade

EDIÇÕES

Siza Vieira Design | Aplicação para iPad

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

Ciclo A Cidade Resgatada | Manuel Delgado

Ciclo A Cidade Resgatada | Conversa #2

Imaginar Trás-os-Montes: Belém Lima

Contentor e Conteúdo | Ciclo de conferências

Intervenção Arquitectónica em Património

Património e Desenvolvimento | Colóquio

Arquibio 2013 | Conferências e workshops

RIE2013 | II Jornadas em Reabilitação

Ciclo de Conferências C.F.M.+D.T.W.

Dédalo RE-ACT: urban festival

4000 Ateliers | Percurso

LEGISLAÇÃO

Legislação | Publicação de novos diplomas