OASRN



Susana Patrícia Ventura Rodrigues
Expedição a uma arquitectura intensiva
O Vencedor da 9ª edição do Prémio Fernando Távora, foi anunciado a 7 de Abril de 2014, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Os membros do Júri da 9ª edição do Prémio Fernando Távora, presidido pela Arquitecta Paula Santos (em representação da OASRN) e constituído pelo Escultor José Pedro Croft, Arquitectos Pedro Bandeira, José António Bandeirinha (nomeado pela Casa da Arquitectura) e pela Dra. Maria José Ferrão (designada pela família do Arquitecto Fernando Távora), deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio à proposta “Expedição a uma arquitectura intensiva” da Arquitecta Susana Ventura.

Sobre a proposta "Expedição a uma Arquitectura Intensiva", Susana Ventura descreve: "a viagem nasce de uma vontade de procura e tentativa de definição de uma “categoria” inexistente em Teoria de Arquitectura, que denominámos de arquitectura intensiva, aquela que contém um bloco de sensações e que, à semelhança da obra de arte, actua no sistema nervoso. Para além das funções, dos tipos, dos programas e dos ornamentos, a obra de arquitectura caracteriza-se pela capacidade de afectar (por vezes, de forma violenta) aqueles que a experienciam e habitam. No entanto, nem todas as obras de arquitectura podem considerar-se obras intensivas, pelo que existe esta necessidade de visitar e partir da experiência empírica da obra, apreendê-la pelo tempo, pelo olhar e pelo andar, só possível quando se utiliza a sensibilidade como regulação de uma intuição que nasce da percepção e afecção da obra pela experiência do corpo. As obras, que se propõem visitar, desenham uma linha que atravessa países como o Japão, Noruega, Suécia, Finlândia, República Checa, Áustria e Suíça, grandes espaços vazios onde se identificam traços de expressão, linhas de força e vestígios de memórias, ritos e hábitos, qualidades atmosféricas, matérias sonoras, que ressoam nas obras que os souberam metamorfosear em sensações. Embora se identifiquem a priori obras que parecem deter já esse poder, obras como as de Shinohara ou Fujimori no Japão ou as da Trindade, que identificamos na Europa Central e Fiordes, de Loos-Lewerentz-Zumthor, o processo nunca é o da predeterminação, mas antes o de uma inquiteação. E a viagem tudo pode mudar".

O roteiro da viagem passará pelo Japão (Tóquio ‹ Kamakura ‹ Karuizawa ‹ Kawaguchi ‹ Tokamachi ‹ Aichi), Noruega (Vardo), Finlândia (Helsínquia), Suécia ( Estocolmo, Malmö), República Checa (Praga), Áustria (Viena), Suíça (Kreuzberg, Montreux).

Para o Júri, a proposta vencedora “revela clareza nos propósitos e consistência na proposta, capaz de unificar diferentes geografias e culturas. Referenciando distintos objectos arquitectónicos, propõe uma leitura temática capaz de construir uma narrativa inesperada. A viagem relaciona paisagens entre o Oriente e o Norte e Centro da Europa, e arquitectos modernos e contemporâneos”.
Excerto da acta do Júri.

Susana Ventura nasce em Coimbra, em 1978. Arquitecta, escritora, curadora, investigadora pós-doc: Doutorada em Filosofia, especialidade de Estética, com a tese “O corpo sem órgãos da arquitectura”, sob a orientação científica do Professor Doutor José Nuno Gil, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 2013), que incluiu residências de investigação nos ateliers de Diller Scofidio Renfro, Lacaton & Vassal e Peter Zumthor. Licenciada em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (darq - FCTUC, 2003) com a prova final “Tenho um Corvo dentro da minha Cabeça quando me deito por entre as ervas do jardim”, sobre o conceito de felicidade no pensamento e obra de Le Corbusier, orientada pelo Professor Doutor Paulo Varela Gomes e revista pela Filósofa e Professora Doutora Fernanda Bernardo. Estágio nos ateliers de arquitectura de Gonçalo Byrne (Lisboa, 2003) e João Mendes Ribeiro (Coimbra, 2004). Shortlisted no Concurso Internacional para o lugar de Curador-geral da 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. No ano lectivo 2011-2012, foi Professora convidada das disciplinas de “Filosofia e Arquitectura”, “Estética da Paisagem I” e “Curadoria de Recursos” do Mestrado Integrado de Arquitectura e Arquitectura Paisagista da Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra. Tem sido, igualmente, convidada para apresentações em várias universidades Portuguesas e Internacionais. Colaboradora e co-editora da secção “Close-up” da Scopio Magazine, tem publicado em diversas publicações periódicas (Log, Nada, A21, entre outras). Actualmente, encontra-se a desenvolver o projecto de Pós-Doutoramento intitulado Para uma arquitectura intensiva, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), sendo membro efectivo do centro de estudos da mesma (CEAU-FAUP) e é comissária (juntamente com as Arquitectas Maria Rita Pais e Rita Dourado) da “Habitar Portugal 09_11”, Selecção Ordem dos Arquitectos.

A OASRN recebeu 27 candidaturas à 9ª edição do Prémio Fernando Távora. O prazo de entrega de candidaturas terminou a 3 de Fevereiro de 2014. A Conferência do Vencedor, Anúncio público da constituição do Júri e abertura da 10ª edição do Prémio decorrerá a 6 de Outubro de 2014, Dia Mundial da Arquitectura.

Nas edições anteriores, foram premiados os arquitectos Nelson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaça, Marta Pedro, Paulo Moreira e Sidh Mendiratta.

O Prémio Fernando Távora é um prémio anual, único - consiste na atribuição de uma bolsa de viagem, no valor de seis mil euros -, e de âmbito nacional, destinado a todos os membros efectivos da Ordem dos Arquitectos. Instituído em homenagem ao arquitecto Portuense, figura referência da arquitectura portuguesa pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo.

O Prémio é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Associação Casa da Arquitectura (ACA), contando com o patrocínio da AXA.

Imagens (de cima para baixo):
Vardo - Noruega (Autor: Arquivo do Atelier de Peter Zumthor) Memorial das Bruxas, Vardo - Noruega (Autor: Arquivo do Atelier de Peter Zumthor Büro)
Plano Espaço Liso do Oriente Plano (Autor: Susana Ventura)
Plano Espaço Liso das Terras Frias (Autor: Susana Ventura)
Susana Ventura (autor: Catarina Botelho)



 


  Escolha a edição