OASRN

#722

..

18 INTERVENÇÕES DA OASRN
Recomendação CDRN | Cartão vermelho no acesso à profissão


Imagens © direitos reservados.

 

O Património Arquitectónico e Paisagístico

Prática profissional dos Arquitectos

Cartão vermelho no acesso à profissão

E porque o tempo passa e os assuntos mantêm-se actuais. O que expomos acompanha, diariamente, a realidade de todos os que pretendem ser Arquitectos. É urgente, a Ordem assumir um modelo que promova uma maior consciencialização e envolvimento crítico de todos, nos desafios institucionais.
É imperativo uma representatividade mais coesa e interventiva na defesa dos valores e interesses comuns à nossa classe profissional, transmitindo uma imagem menos genérica e bidimensional do que é o trabalho do Arquitecto, o seu campo de acção, bem como os serviços que presta.
A Ordem deve assumir um papel central na valorização da participação pública, nos processos de avaliação, decisão, transformação e reabilitação das cidades e do território e promover o respeito pela história do património.
Somos profissionais com formação técnica, artística e social; temos um papel activo, gerador de mais-valia na construção da sociedade, com reconhecimento de interesse público.
Acreditamos que a acção do arquitecto resulta em grande parte da qualidade da sua formação, e consideramos como incipiente a preparação dos estagiários no contexto laboral e na adequação do conhecimento técnico.
Por imperativo das alterações de carácter académico, embora com conteúdos e plataformas de estudo mais abrangentes, o conhecimento do exercício da profissão é cada vez mais vago, resultando numa desapoiada entrada no mundo do trabalho.
O actual processo de inscrição desresponsabiliza a Ordem de garantir ao estagiário uma ligação consciente e real entre aquele que foi o seu percurso académico e aquele que será o seu percurso profissional.
O processo é vazio de objectivos, indefinido nas directrizes e conteúdos do percurso de acesso a uma profissão que é regulada por uma ordem profissional.
A Ordem não se preocupa em criar condições e ferramentas estratégicas de suporte, a um estágio que exige, e que ainda assim, não identifica qual o seu papel no percurso de cada Arquitecto.

Assim, recomenda-se que a Ordem defina claramente as regras de acesso à profissão, que crie condições para que o estágio seja um período de aquisição de competências, que se responsabilize pelo processo de estágio, que se empenhe para um adequado exercício da profissão e que consiga criar um documento que espelhe valores e mais valias para os futuros Arquitectos.

 

Porto, 21 de Setembro de 2018

Pelo Conselho Directivo Regional Norte

 

Editor
Pedro Rocha Vinagreiro Ana Caridade

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#722
..

Editor
Pedro Rocha Vinagreiro Ana Caridade

Contacto
mensageiro@oasrn.org

NOTÍCIAS | OASRN

Ciclo de conversas “Partilha de Memórias”

Pedro Devesas é o vencedor do Prémio Master

"Um Objeto e Seus Discursos por Semana"

Livros na OASRN

Três arquitetos vencem Prémio Fernando Távora

28 NOV | 15h00

Descontos únicos

ASSEMBLEIA-GERAL EXTRAORDINÁRIA

INICIATIVAS | OASRN

Sessão de esclarecimento OASRN IFRRU 2020

Sessão Técnica PEDRA ACRÍLICA HI-MACS®

Encontros Internacionais de Arquitectura

10 e 11 NOV'18 | Porto

INFORMAÇÕES | OASRN

Novo horário dos serviços de secretaria

FORMAÇÃO | OASRN

Novembro

FORMAÇÃO EXTERNA

8 NOV | 9H00 | PORTO | SEDE OASRN

Sessão Técnica Fassa Bortolo

PROTOCOLOS | OASRN

Um mundo de vantagens!

NÚCLEOS | OASRN

"Arquitectura em Contexto Rural"

EMPREGO | OASRN

Vaga de Assessor(a) para Pelouro da Formação

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

29 NOV | 18h00 | OASRN

INTERVENÇÕES DA OASRN

Recomendação CDRN

Moção | Profissão – Património em mutação

NOTÍCIAS

Entrega final até 30 de Novembro

Projectos autofinanciados

OUTRAS NOTÍCIAS

Candidaturas até 4 de Novembro

António Santa-Rita (1638-2018)

COM APOIO OASRN

“CONSTRUÇÃO2018